Prefeitura capacita produtores para diversificar a produção rural

A prefeitura de Rio Bonito, em parceria com a Emater-Rio, promoveu o encontro técnico do caqui, destinado a produtores rurais da cidade, realizado nessa quarta-feira (4), no Sítio Recanto das Águas, no Rio Seco. A iniciativa visa capacitar os produtores, promovendo o acesso a técnicas de cultivo agroecológicas, e implantar culturas diferentes na produção rural do município.  O encontro contou com a presença da secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Daniele Rodrigues, da Supervisora local da Emater, Delaine Arneiro, entre outros.

O engenheiro agrônomo e supervisor da Emater-Rio na região serrana, Alexandre Teixeira, fez uma palestra sobre o plantio de caqui e a possibilidade de diversificação da produção local. Ele também falou sobre as técnicas de plantio, poda e venda dos frutos que tem boa aceitação no mercado, e pode ser incluído nos produtos da Agricultura Familiar, que são comercializados para as escolas municipais.

 “A poda, feita com eficiência, garante o sucesso da cultura do caqui. Como hoje o mercado prioriza a qualidade, essa prática torna-se cada vez mais importante”, explicou Alexandre Teixeira, autor de várias publicações sobre a cultura do caqui.

Esse é o segundo evento realizado com apoio da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, para impulsionar e diversificar a produção rural do município. O primeiro foi o Dia Especial da Goiaba, realizado na Fazenda Campo Verde, em Jacundá, na semana passada.

“Obrigados a todos os produtores que compareceram no evento e, principalmente, por acreditarem no nosso projeto de diversificação de culturas. Para mim é gratificante, pois na semana passada teve o dia da goiaba e hoje poder estar aqui e falar do caqui. A nossa intenção é trazer para Rio Bonito novas culturas. Quero muito que vocês plantem e trabalhem em prol da merenda escolar. Não adianta só produzirmos laranja, aipim e limão. Temos uma terra rica e uma variedade enorme de produtos que poderiam ser produzidos e comercializados aqui na cidade e aumentar a renda familiar de todos vocês”, explica a secretária Daniele Rodrigues.

O próximo evento será a Oficina de Avicultura Caipira, no dia 26, no Sítio Recanto das Águas, no Rio Seco, também destinado a produtores rurais do município. O evento tem a parceria da Emater-Rio, através do Programa Rio Rural.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Heavy Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura