A Ouvidoria representa um canal de participação, onde o cidadão pode fazer sugestões, reclamações, elogios e solicitações. É a segunda instância de relacionamento entre a Prefeitura e a população. Antes de recorrer à Ouvidoria, o cidadão deve encaminhar sua demanda ao órgão responsável, instância que possui competência para resolver a questão. Caso estas solicitações não sejam realizadas no prazo ou com a qualidade desejada, o requerente pode procurar a Ouvidoria, que atua como mediadora, facilitando o acesso da população ao governo.
O cidadão pode fazer sua manifestação de várias maneiras:
• De forma presencial se dirigindo à Ouvidoria, das 8h às 17h, no Centro Administrativo da Prefeitura, Rodovia BR 101, Km 266, no bairro Praça Cruzeiro;
• Pelo e-mail: ouvidoria@riobonito.rj.gov.br;
• Pelo WhatsApp (21) 97242-2861;
• Pelo Chat (Fale Conosco) no site da Prefeitura;
• Online pela nossa Plataforma FalaBR (Reclamações, Elogios, Solicitações, Sugestões e Denúncias);
• Online pelo nosso e-SIC (Pedidos de acesso à Informação).
Serviços online
e-SIC – Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão: permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. (prazo máximo de resposta 20 dias).
Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria: desenvolvida para recebimento e tratamento de manifestações de ouvidoria. (prazo máximo de resposta 30 dias).
Caso você se sinta insatisfeito com a resposta recebida, seja porque ela estava incompleta ou incorreta ou até mesmo por não concordar com o motivo apresentado para negativa de acesso, você pode apresentar um recurso, para que o seu pedido seja analisado por outras autoridades.
Atenção:
É possível registrar um recurso tanto online, por meio dos sistemas eletrônicos para registro de pedido de informação, quanto presencialmente na unidade física do SIC.
Na Prefeitura Municipal de Rio Bonito, quando o órgão responder ao seu pedido de acesso à informação ou a um recurso anterior, o Fala.BR disponibilizará a opção “recorrer”. Ao clicar no botão, será aberta a tela de registro. Selecione o tipo de recurso e justifique o motivo da discordância da resposta recebida.
Lembre-se: você tem 10 dias para recorrer, contados a partir da data da resposta ao pedido inicial ou da resposta de cada instância recursal.
O SIC (Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa encaminhe pedidos de informação aos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal.
O cidadão pode fazer isso se dirigindo ao SIC Físico, das 9 às 17h, no Centro Administrativo da Prefeitura, Rodovia BR 101, Km 266, no bairro Praça Cruzeiro. O cidadão também pode solicitar informações pela internet, através do E-Sic.
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Lei Federal
Lei de acesso a informação
Bairro: Praça Cruzeiro
Endereço: Rod. BR 101- Km 255, Praça Cruzeiro | MAPA
Atendimento: Creche III, Pré I, Pré II, 1º seg. (1º ao 5º ano) 2º seg. (6º ao 9º ano).
Bairro: BNH
Endereço: Trav. 09 nº 05 Conj. Hab. Monteiro Lobato – BNH | MAPA
Atendimento: Pré I, Pré II, 1º seg. (1º ao 5º ano).
Bairro: Catimbau Grande
Endereço: Estrada de Prainha s/nº. Catimbau Grande | MAPA
Atendimento: 1º seg. (2º ao 5º ano) e 2º seg. (6º ao 9º ano).