OUVIDORIA GERAL

SOBRE O ÓRGÃO

A Ouvidoria representa um canal de participação, onde o cidadão pode fazer sugestões, reclamações, elogios e solicitações. É a segunda instância de relacionamento entre a Prefeitura e a população. Antes de recorrer à Ouvidoria, o cidadão deve encaminhar sua demanda ao órgão responsável, instância que possui competência para resolver a questão. Caso estas solicitações não sejam realizadas no prazo ou com a qualidade desejada, o requerente pode procurar a Ouvidoria, que atua como mediadora, facilitando o acesso da população ao governo.

O cidadão pode fazer sua manifestação de várias maneiras:

    • De forma presencial se dirigindo à Ouvidoria, das 8h às 17h, no Centro Administrativo da Prefeitura, Rodovia BR 101, Km 266, no bairro Praça Cruzeiro;

    • Pelo e-mail: ouvidoria@riobonito.rj.gov.br;

    • Pelo WhatsApp (21) 97242-2861;

    • Pelo Chat (Fale Conosco) no site da Prefeitura;

    • Online pela nossa Plataforma FalaBR (Reclamações, Elogios, Solicitações, Sugestões e Denúncias);

    • Online pelo nosso e-SIC (Pedidos de acesso à Informação).

Serviços online
e-SIC – Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão: permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação para órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal. (prazo máximo de resposta 20 dias).

Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria: desenvolvida para recebimento e tratamento de manifestações de ouvidoria. (prazo máximo de resposta 30 dias).

Recurso referente a pedido de acesso à informação

Caso você se sinta insatisfeito com a resposta recebida, seja porque ela estava incompleta ou incorreta ou até mesmo por não concordar com o motivo apresentado para negativa de acesso, você pode apresentar um recurso, para que o seu pedido seja analisado por outras autoridades. 

Atenção:  

  1. O recurso não deve abordar um novo assunto, ou seja, deve se ater exclusivamente ao pedido inicial. Caso queira fazer uma pergunta diferente, não entre com recurso. Nesse caso, faça um novo pedido de informação. 
  2. Caso você não receba uma resposta ao seu pedido de acesso à informação, após 30 dias do pedido realizado, você poderá apresentar uma reclamação.  

COMO ENTRAR COM UM RECURSO?

É possível registrar um recurso tanto online, por meio dos sistemas eletrônicos para registro de pedido de informação, quanto presencialmente na unidade física do SIC.   

Na Prefeitura Municipal de Rio Bonito, quando o órgão responder ao seu pedido de acesso à informação ou a um recurso anterior, o Fala.BR disponibilizará a opção “recorrer”. Ao clicar no botão, será aberta a tela de registro. Selecione o tipo de recurso e justifique o motivo da discordância da resposta recebida. 

Lembre-se: você tem 10 dias para recorrer, contados a partir da data da resposta ao pedido inicial ou da resposta de cada instância recursal.   

DICAS PARA RECORRER

  • No caso de recebimento de informação incompleta ou incorreta, mostre quais informações foram solicitadas e quais estão faltando; 
  • No caso de negativa de Acesso à Informação, avalie as razões apresentadas pelo órgão. No caso de discordância, explique por que não concorda da decisão tomada. Isso ajudará na compreensão da sua demanda e na melhor análise do caso;   

RELATÓRIO MENSAL DE ATENDIMENTOS

RELATÓRIO MENSAL DE ATENDIMENTOS 2023

LEIS E DECRETOS

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Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça

Bairro: Praça Cruzeiro

Endereço: Rod. BR 101- Km 255, Praça Cruzeiro | MAPA

Atendimento: Creche III, Pré I, Pré II, 1º seg. (1º ao 5º ano) 2º seg. (6º ao 9º ano).

Escola Municipal Dr. Albino Thomáz de S. Filho

Bairro: BNH

Endereço: Trav. 09 nº 05 Conj. Hab. Monteiro Lobato – BNH | MAPA

Atendimento: Pré I, Pré II, 1º seg. (1º ao 5º ano).

Escola Municipal Professora Annita de S. Moraes

Bairro: Catimbau Grande

Endereço: Estrada de Prainha s/nº. Catimbau Grande | MAPA

Atendimento: 1º seg. (2º ao 5º ano) e 2º seg. (6º ao 9º ano).