Um dos principais motivos de reclamações dos moradores da cidade, o barulho de escapamentos adulterados ou irregulares das motocicletas, estão com os dias contados. Além de causar danos à saúde auditiva, essa é uma prática proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para inibir essa irregularidade, a secretaria de Segurança e Ordem Pública deflagrou a “Operação Sossego”, em parceria com o 35º Batalhão de Polícia Militar. Desde a sexta-feira (03), os agentes do Departamentos Geral de Trânsito (DEGETRAN) e policiais militares estão realizando operações em diferentes locais em Rio Bonito, intensificando a fiscalização.
A Operação Sossego é uma ação que tem como objetivo coibir a circulação de motos barulhentas e irregulares, além de outros delitos de trânsito no município. Nos primeiros dias da ação foram realizadas abordagens em cerca de 170 motociclistas, sendo 13 motos detidas com alteração conforme Código de Trânsito Brasileiro, em seu Artigo 230, inciso XI. Além de focar nas motos barulhentas, com escapamentos adulterados, os agentes apreenderam motos sem placas, com licenciamentos atrasados e sem os itens obrigatórios de segurança (depenadas).
A lei estabelece que a pressão máxima permitida para um veículo é de 80 decibéis. Conduzir uma moto com escapamento defeituoso, deficiente ou inoperante é uma infração de trânsito grave. As penalidades para este tipo de infração são: Multa de R$ 195,23, Cinco pontos na CNH, Retenção do veículo.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Junior Moraes (Secom)