Novembro Azul: Secretaria de Saúde amplia o acesso a exames preventivos

Desconstruir barreiras para incentivar o homem a cuidar de sua saúde. Esta é uma das metas da Secretaria de Saúde de Rio Bonito que vem realizando vários eventos para chamar atenção sobre a importância do Novembro Azul, mês dedicado ao combate do câncer de próstata.

Durante a campanha, as unidades de saúde estarão realizando vários exames importantes gratuitamente, como PSA Livre, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata, hemograma, lipidograma, glicose e Ultrassom. Além disso, o Centro de Regulação terá o horário de funcionamento estendido na sexta-feira até às 19 horas.

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido por causa do dia 17 de novembro, data que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Objetivo da secretaria de Saúde é inserir o debate em relação a saúde da população masculina, ampliando o foco para além do câncer de próstata, uma vez que muitos homens não fazem o tratamento preventivo em relação a eventuais doenças.

Este ano a campanha quer que o homem procure uma unidade de saúde para se cuidar. Para isso, montou um calendário de eventos (em anexo), com palestras e encontros para debater o assunto, que vem sendo ministradas pelo doutor Gwyer Borges Junior, urologista do programa Saúde do Homem.

“É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e os sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame preventivo anual. Por meio do PSA é possível detectar doenças e alterações na próstata, junto com o toque retal e outros procedimentos laboratoriais, quando necessários”, explica o Coordenador do Programa Saúde do Homem, Bonifácio Rosa Silvano.

Confira a Agenda do Novembro Azul:

Dia 16/11 – C.D.R palestra para os transplantados e os que fazem hemodiálise, às 11 horas.

Palestra no CRAS de Boa esperança sobre a clínica do homem, das 16 às 14 horas

Dia 18/11 – CRAS do Centro – bate papo com grupo de homens sobre a saúde do corpo.

Dia 19/11 – ESF da viçosa – coleta de sangue e palestra, às 9 horas.

Dia 24/11 – ESF do Parque Indiano – palestra e coleta de sangue, às 09 horas.

Dia 24/11 – ESF do Rio do Ouro – coleta de sangue e palestra, a partir das 9 horas.

25/11 – Ambulatório de Boa Esperança com coleta de sangue palestra

Dia 29/11 –  Palestra para grupo de alunos com o tema “Terapia do Corpo”  na Escola Municipal Anitta de Souza Moraes, às 14 horas.

Dia 30/11 –  palestra e encerramento do novembro azul no Hospital Regional Darcy Vargas, às 15 horas.