Horta escolar faz sucesso em escola municipal

Cenoura, alface, couve, rabanete, almeirão, espinafre, cebolinha, tomate-cereja, aipim, feijão, milho, nabo e guando direto da horta. Essa é a realidade dos 119 alunos da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Vertente, Rio Bonito.

O projeto vem de longa data com apoio do senhor Aureliano da Conceição, que aos 75 anos, visita a comunidade escolar quase que diariamente para ajudar a manter a horta escolar. A diretora da instituição, Carla Patrícia Gomes, está há 26 anos na unidade e afirma que a parceria dá muito certo.

“Seu Aurélio, como é carinhosamente chamado, estava aposentado e vem sempre aqui nos ajudar com essa missão de oferecer uma alimentação balanceada e com produtos da nossa terra. A alimentação escolar é muito boa, não falta nunca, mas essa relação das crianças com a terra é muito positiva e eles estão experimentando verduras que nem conheciam”, explica.

 

Até os pais estão aprovando a horta escolar. “Fizemos reunião de pais e eles já nos deram o retorno de que as crianças estão pedindo para comer mais verde, que eles gostam muito. A gente sabe que muitas crianças só contam com a merenda da escola como principal refeição e por isso, é importante que ela seja a mais saudável possível”, afirmou a diretora.

A nutricionista da rede municipal de Educação, Gabriela Sant’Anna Sá explica como atua nas unidades escolares.

“A gente faz um cardápio mensal, composto diariamente por arroz ou macarrão, feijão, uma proteína (carne, frango, ovo, peixe, fígado ou moela), legumes e verduras.  Além de frutas semanalmente. E essa escola segue a risca, é um exemplo, além disso, retomaram a horta escolar que além de ensinar o valor nutritivo das verduras frescas, ensina a realizar uma alimentação rica e sem agrotóxicos”, enumera.

Na Governador Roberto Silveira, parte dos 119 alunos passam o dia todo na escola, na creche e no pré-escolar, e recebem quatro refeições diárias, que são desjejum, almoço, lanche e jantar. Os alunos do ensino fundamental I e II recebem duas refeições ao dia.

“Esse cardápio é balanceado e precisa ser completo para suprir as necessidades diárias dos nossos alunos e atender a legislação atual do PNAE.  Temos em nossa merenda um cardápio equilibrado, diversificado, balanceado e adequado para cada faixa etária”, explicou a nutricionista.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

15°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura