Guarda Municipal e Polícia Militar realizam ações integradas na área de segurança

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar estão atuando de forma conjunta para ampliar a segurança na cidade. Esse trabalho unificado das forças de segurança faz parte da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS), que vem sendo implementadas pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Para implantar o programa, foram realizados estudos técnicos e mapeamento de toda a cidade, com a utilização de drones, e levantamento das áreas sensíveis do município para otimizar a redistribuição do policiamento e também a sinalização viária para redução dos índices de criminalidade e redução dos acidentes de trânsito de forma a dar maior mobilidade urbana aos moradores locais. Serão realizadas instalações de sinais de trânsito e pinturas de faixas de pedestres e outras sinalizações após o recapeamento asfáltico no município, que está em andamento.

Além do trabalho integrado, outras ações também ganham destaque, como a implementação da “Operação Sossego”, com o objetivo de reduzir a poluição sonora e as infrações relativas ao trânsito; Palestras de conscientização nas escolas, visando mais segurança para os alunos e funcionários; Rondas realizadas nas principais Unidades de Saúde da cidade, como Hospital Regional Darci Vargas (HRDV), ESFS, UPA, Loyola, Esperanção e unidades do interior.

Também fazem parte do programa, palestras de qualificação para os agentes da GCM , como “Cetran em Trânsito”, curso para melhor Atuação e Fiscalização para um Trânsito mais humanizado , realizada no Detran-RJ, de forma a qualificar os agentes para atualização do CTB, Direção Defensiva, Conscientização e Segurança no trânsito, Cursos especializados em intervenções e conflitos e Resgate de acidentes , “Especializações ministraras pelo GOE, atuação na prevenção de violência contra mulher prevista na lei 11.340 Maria da Penha.

“As ações estão sendo coordenadas com o objetivo de dar mais cobertura ao município e as atividades das equipes acontecem por diversos locais. É gratificante saber que o trabalho está dando resultado, assim quem ganha é o município”, garante o secretário de Segurança e Ordem Pública, Rogério Góes.