Encontro discute medidas de combate à violência contra o idoso

A Prefeitura de Rio Bonito realizou o I Encontro Municipal de Combate à Violência Contra o Idoso, nessa terça-feira (20) no Espaço da Convivência (prédio do antigo fórum), no Centro. O Evento, alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, comemorado no dia 15, foi promovido pela Secretaria de Saúde, através do Programa de Saúde do Idoso, e contou com o apoio da secretaria de Promoção Social e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso. Durante o evento foram discutidas as responsabilidades de vários setores da sociedade e da esfera pública na assistência aos idosos, como as Secretarias de Saúde e de Promoção Social, bem como outros órgãos, como Polícia Civil, os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), entre outros.

As palestras abordaram temas importantes, como “as diversas formas de violência ao idoso e o papel do CREAS frente a essa demanda” e “a importância da notificação e a utilização da ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) para a realização de tomada de medidas de promoção, proteção e controle das diversas formas de violência”. As palestras foram ministradas pelo Delegado da Polícia Civil, Carlos Eduardo Almeida, pela Coordenadora do CREAS, Alessandra Miranda e pelas profissionais da secretaria de Saúde, Indiara Teixeira e Márcia Helena, além da secretária de Promoção Social, Liliam Antunes, que fez a abertura do evento.

O objetivo do encontro é sensibilizar e mobilizar a sociedade civil sobre a importância do combate às diversas formas de violência contra o idoso: violência física, psicológica, negligência, abandono, abuso financeiro, entre outras. O encontro vai reforçar os objetivos da data e levar ao debate os aspectos jurídicos que envolvem tais atos de violência, bem como mostrar as iniciativas de enfrentamento da gestão municipal, para estabelecer e consolidar um fluxo sólido de atendimento e proteção dessa parte da população.

O evento também contou com uma apresentação do coral do Grupo da Terceira Idade e das alunas do curso de balé, ambos da secretaria de Promoção Social.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Light Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura