Rio Bonito ganha centro de atendimento voltado para mulheres vítimas de violência

O prefeito e a secretária de Assistência Social (C) participaram da inauguração do CEAM.

Já está em funcionamento o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), espaço destinado ao acolhimento e atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência, oferecendo ajuda social, jurídica, psicológica e toda uma rede de proteção. A inauguração, realizada nesta quarta-feira (10) contou com a presença do prefeito Leandro Peixe, secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades.

O Centro conta com uma equipe multidisciplinar e vai oferecer atendimento social, psicológico e acompanhamento jurídico dos casos denunciados por mulheres vítimas de violência física, moral, patrimonial, psicológica e sexual.  As mulheres que são vítimas de violência doméstica, a maioria das vezes, não tem um acolhimento humanizado e a partir de agora uma equipe técnica estará pronta para o acolhimento de cada uma delas.

O prefeito Leandro Peixe inaugurou o CEAM ao lado de vários secretários municipais.

“Nesse cenário atual com tantos registros de violência contra a mulher é muito gratificante poder entregar um espaço como esse, pronto para acolher a todas e oferecer um atendimento completo que será de extrema importância para a recuperação dessas vítimas de vários tipos de agressão”, afirma o prefeito Leandro Peixe na inauguração do CEAM.

Os profissionais do CEAM farão o primeiro atendimento às mulheres em situação de risco, oferecendo a elas apoio em um ambiente seguro e humanizado. Com este encontro, será possível criar um diagnóstico preliminar da situação, identificar o tipo de violência e encaminhá-las, de acordo com cada caso, para atendimentos psicológico, social e jurídico.

“Um ponto importante é que o Centro nos dará condições de mensurar a questão da violência à mulher na cidade, nos permitindo, assim, criar políticas de prevenção sérias e adequadas à nossa realidade”, explica a secretária de Promoção Social, Natália Guimarães, que também será responsável pelo gerenciamento do Centro.

O CEAM de Rio Bonito funciona no prédio anexo da 3ª CIA de Polícia Militar, ao lado do Detran, localizado na Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 27, no Centro.

Fotos: Ronald Muniz