Agentes de Trânsito participam de curso de atualização no Detran

Os guardas municipais que fazem parte do Departamento Geral de Trânsito (Degetran) de Rio Bonito estão participando do curso de atualização de agente de trânsito ministrado pelo Detran-RJ. O curso, que é obrigatório, começou na segunda-feira (19) e consta na Portaria do Denatran nº 94/2017 que prevê a necessidade de capacitação em curso especializado para os profissionais que executem as atividades de fiscalização nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito. O curso possui uma carga horária de 32 horas/aulas e está sendo ministrado pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran, no 14º andar da sede do departamento, no Centro do Rio.

O curso é composto de aulas de atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e do manual de fiscalização, Ética Profissional, Cidadania e Trânsito, além de técnicas de abordagem e operações, entre outros temas.

“É muito importante essa iniciativa do Detran de possibilitar aos municípios capacitar seus agentes de trânsito, com o objetivo de integrar as ações de todos os agentes responsáveis pelo setor. É fundamental que essas atualizações sejam dadas de forma contínua”, garante o prefeito Leandro Peixe.

Na foto o Diretor de Educação do Detran, Rodrigo Varejão, o Diretor Degetran, Daniel Vieira, a Coordenadora de Educação, Ana Paula Costa e o Assessor de Coordenadoria, Erick.

O objetivo do Detran é capacitar profissionais que exercem as funções de fiscalização, patrulhamento e policiamento ostensivo de trânsito, para que se tenha uma uniformidade de atuação, seja de competência municipal ou estadual.

“A lei está sempre mudando e os agentes têm de acompanhar essas mudanças.  Esse curso é importante para atualizar os conhecimentos dos nossos agentes que não fazem essa atualização desde 2015. Além disso, essa integração com o Detran/RJ promove mais segurança ao trânsito no Estado do Rio”, afirma secretário de Segurança e Ordem Pública de Rio Bonito, Rafael Sodré.