Workshop reúne profissionais da defesa civil de várias cidades

Os profissionais da defesa civil dos municípios de Rio Bonito, Maricá, Saquarema, Silva Jardim, Niterói, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo e Rio de Janeiro participaram do IV Workshop de Defesa Civil, o primeiro organizado pela Coordenação Municipal de Defesa Civil (CODEC) de Rio Bonito, realizando nesta quinta-feira (17) das 13 às 17 horas no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro. O objetivo do encontro foi debater assuntos voltados para ações de reduções de risco e desastre no atendimento em situações de calamidades públicas.

Durante o workshop aconteceram palestras com a participação do Coordenador Regional de Defesa Civil Metropolitana do Estado do Rio, Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Alexandre Anthony Barreira, e do técnico do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), professor Pedro Augusto, que falaram sobre a importância do aparelhamento da defesa civil e assuntos voltados para ações de reduções de risco,  desastres e calamidades públicas.

Segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Andeci da Cruz Mendonça, a realização de evento é muito importante para que Rio Bonito possa alinhar os atributos municipal, estadual e federal, além de alinhar os procedimentos operacionais junto com as outras secretarias. Também foi abordado os riscos geológicos.

“Debatemos as ameaças relativas aos riscos geológicos, movimentação de massa, deslizamento e desprendimentos de blocos. Nossa cidade tem como característica um relevo bem acidentado, somos suscetíveis a esse tipo de acidente. Ao debater esses assuntos, poderemos fazer uma melhor avaliação e ilustração dessas áreas de risco e empreender medidas estruturais para evitar esses acidentes”, afirmou.

O evento também serviu para ouvir os profissionais de cada cidade , troca de experiências e sistematizar as ações que estão sendo realizadas nos municípios.

O evento contou com a participação de vários secretários municipais, entre eles Márcio Soares (Segurança e Ordem Pública), Renato Poubel (Fazenda), Luciana Farias (Desenvolvimento Urbano), Daniele Rodrigues (Agricultura), Valéria Luz (Gabinete), entre outros.

Texto e Fotos: Denilson Santos