Volta às aulas com muitas novidades em Rio Bonito

Cerca de sete mil alunos de Rio Bonito voltaram às aulas nessa segunda-feira (29) com muitas novidades nas escolas municipais. Desde o início do ano quando começou a fazer matrículas online, o município registrou um aumento aproximado de 700 novos alunos na rede municipal. Para suportar essa demanda sem perder a qualidade do ensino, a secretaria de Educação vem realizando obras em várias escolas. Somente neste ano, já foram beneficiadas as Escolas Municipais Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC), na Mangueirinha, Bairro Olaria (Ipê), Luís José de Moraes (Chavão), Doir Avelino de Araújo e Posse, no Sambê, Dr. Albino Thomaz de Souza Filho, no BNH, Maria Lydia Coutinho, no Rio do Ouro, Centro de Educação Especial José Reis e Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES), no Centro, além da creche Cândido Moreira Soares, no bairro Marajó.

O Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES), que oferece aulas de educação à distância e de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), ganhou pintura geral em todo o prédio e nas 10 salas de aulas.

Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, algumas unidades escolares tiveram que passar por reformas, mesmo durante as férias, para se adequar as novas plataformas de educação, como o uso da internet, por exemplo, e não prejudicar o trabalho dos profissionais da educação e, consequentemente, a qualidade do ensino. Ela explicou que esse crescimento da rede municipal também passa pelo trabalho pedagógico que é feito nas escolas, onde os professores estão sempre passando por reciclagem, e nas estruturas de trabalho que são oferecidas no colégio.

“A estrutura das escolas tem que acompanhar o crescimento da rede municipal, para que, dessa forma, possamos garantir a qualidade do ensino que oferecemos em todas as escolas. Além disso, outras medidas que implantamos este ano, como a adoção da matrícula online, que privilegiou o aluno local que pode escolher uma escola próxima da sua casa para estudar, foram bem recebidas pela população”, garante a secretária.

Reforma Geral – Ela também explicou que algumas escolas são antigas e precisaram de uma reforma mais profunda. A secretária cita como exemplo, a escola Maria Lydia Coutinho, que foi municipalizada do Estado, mas que nunca passou por uma reforma tão grande. A escola, que atende crianças da creche ao 9° ano, vai ganhar duas novas salas de aulas para atender os alunos da educação infantil.

“Nessa volta às aulas, os alunos e professores irão perceber que, além de reforma geral, com pintura na parte interna e externa, algumas escolas ganharam novos pisos, forros e ventiladores. Também fizemos um trabalho específico nas unidades mais antigas, para evitar infiltrações e incêndios, acabando com fiações expostas, lâmpadas queimadas e melhorando o ambiente escolar com salas mais claras e amplas”, afirma Wanderlúbia.

Fotos: Galileu