Vacinação contra gripe até sexta-feira

Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe, a vacina está disponível nos postos de saúde até a próxima sexta-feira (26) para o público-alvo da campanha. Um balanço da secretaria municipal de  Saúde, mostra que aproximadamente 30% das pessoas que fazem parte do público-alvo foram vacinadas. A expectativa é que a campanha atinja 17 mil riobonitenses.

De acordo com o ministério da Saúde, é fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas durante o inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada.

Desde o dia 17 de abril, a dose está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores da rede pública e particular.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e com deficiências específicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir ao posto para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

Vale lembrar que a vacina está disponível, de segunda a sexta, no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Junior, na Mangueirinha.

Segundo a Coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde,  Jane Lima, a meta é vacinar cerca de 17 mil pessoas em todo o município.  Ela explica que a única contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Além disso, para quem é doador de sangue, devem esperar cerca de 48 horas antes de fazer outra doação.  A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

 Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo.

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Heavy Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura