Secretaria de Educação organiza evento em comemoração ao Dia Nacional do Surdo

A Secretaria de Educação, através do Departamento de Inclusão, comemorou o Dia Nacional do Surdo, na quarta-feira (26), na Casa do Educador, na Mangueirinha. O evento, que foi direcionado aos surdos, seus amigos e familiares, reuniu espetáculos teatrais, apresentações musicais e depoimentos, todos traduzidos em Libras, e contou com a presença da diretora do Departamento de Inclusão, Garrolici Alvarenga,  de  Professores que atuam com alunos surdos, alunos do Workshop de LIBRAS, e  surdos convidados. O evento fez uma reflexão sobre a importância das Libras na vida das pessoas surdas, e o quanto esta linguagem é necessária para garantir a preservação da identidade surda, assim como para a valorização e o reconhecimento de sua cultura, por tanto tempo ofuscada pela cultura ouvinte.

“Esse dia merece ser comemorado, pois os surdos muitas vezes são ignorados, informações não chegam a essas pessoas. Enquanto Departamento de Inclusão, nosso compromisso é exatamente esse: promover, divulgar e respeitar esses sujeitos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Esperamos ano que vem e em outras datas promovermos outras atividades com o mesmo foco”, afirma a professora de Libras, Fernanda Crozoé.