Exercício reúne equipes de emergência para reforçar a integração e preparar profissionais para situações reais de atendimento
A preparação para uma emergência pode fazer toda a diferença na hora de salvar vidas. Com esse objetivo, a CCR realizou, nesta quarta-feira (21), um simulado de acidente com a participação de equipes de resgate e da Defesa Civil de Rio Bonito, em uma atividade voltada ao treinamento e à integração dos profissionais envolvidos no atendimento a ocorrências.
A programação começou às 8h, com a preparação das vítimas que participaram da encenação. Às 9h30, as viaturas do Corpo de Bombeiros, do SAMU, do Socorro Saúde Saquarema e da Ambipar se reuniram na sede da ViaLagos. No mesmo horário, foi realizada a abertura do exercício com convidados. O início da simulação de acidente estava previsto para as 10h.
A atividade permitiu que as equipes colocassem em prática procedimentos de atendimento, resgate e resposta a situações de emergência, reforçando a importância da atuação conjunta entre os órgãos responsáveis pela segurança e pela proteção da população.
A participação da Defesa Civil de Rio Bonito destaca o compromisso do município com a prevenção, o planejamento e a preparação dos profissionais para agir de maneira coordenada diante de possíveis ocorrências.
Para o secretário responsável pela pasta Christiano Rodrigues, o treinamento é fundamental para fortalecer a capacidade de resposta do município.
“Participar de simulados como esse é fundamental para que nossas equipes estejam cada vez mais preparadas para agir diante de situações de emergência. A integração entre os órgãos, o alinhamento dos procedimentos e a capacitação dos profissionais contribuem para uma resposta mais rápida e eficiente, protegendo vidas e garantindo mais segurança para a população de Rio Bonito”, destacou o secretário.
A realização de exercícios preventivos fortalece a cooperação entre as instituições e contribui para que os profissionais estejam mais preparados para enfrentar situações reais, quando cada minuto pode ser decisivo.
Fotos: Defesa Civil de Rio Bonito


