Saúde realiza atividades para incentivar aleitamento materno

Na semana mundial do aleitamento materno, a secretaria de Saúde de Rio Bonito, promoveu várias ações para promover o aleitamento. As mães que realizam o pré-natal no Ambulatório Municipal Manuel da Silva Loyola Junior participaram de palestra para orientar sobre o tema.

A mãe da pequena Emily de apenas dois meses, esteve lá acompanhando a atividade, Maristela Cândida, tem 23 anos e logo que sua filha Emily nasceu ela se viu com dificuldades para amamentar a pequena e hoje já é uma doadora do banco de leite.

“A Emily não conseguia sugar, vim até a unidade em busca de informação e descobri que tinha muito leite, já estava empedrando e com as orientações corretas de como amamentar, não só o problema foi resolvido, como tenho leite de sobra e já estou doando. É muito importante para a mãe e para o bebê”, declarou a mãe de primeira viagem ao lado do marido Erivelton Honório.

A fonoaudióloga Ana Claudia Furtado, esclarece o funcionamento da Sala de Amamentação municipal.

“Temos equipe multiprofissional que atua no ambulatório Loyola, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, estamos com a Sala de Amamentação aberta para orientar às mães e também às mulheres grávidas como devem fazer para manter a amamentação de seus bebês, de preferência como alimento exclusivo até os seis meses de idade”, disse a fonoaudióloga.
A profissional esclareceu ainda que o leite coletado é doado.

“Fazemos um trabalho preventivo e quanto tem leite em excesso orientamos a ordenha e reserva adequada, Uma vez por semana o carro da coleta vai até a residência e busca o leite que será doado para o Banco de Leite Humano, do Hospital Antônio Pedro, e de lá é distribuído para UTIs neonatais. Doar leite salva-vidas”, explicou.
Texto: Alba Valéria/ Fotos: Galileu

Ainda como parte das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, para as gestantes e puérperas, o evento contou com dinâmicas informativas, sorteio de brindes e muita conversa referente ao tema Aleitamento Materno.

Neste sábado, outra atividade será realizada em Rio Bonito, na Praça Fonseca Portela, às 09h30 da manhã.