Rio Bonito realiza o primeiro Simpósio da Educação Municipal

Cerca de 1.200 profissionais da Educação da Prefeitura de Rio Bonito se reuniram no primeiro Simpósio da Educação Municipal, realizado nesta segunda-feira (01), no Rio Bonito Atlético Clube. O cerne do evento concentrou-se sobre as demandas que foram acentuadas pelos impactos causados na educação pela pandemia nos últimos anos.

A solenidade de abertura contou com a participação musical do cantor e educador da Rede, Bruno Reis, apresentações culturais com o grupo de teatro Lona na Lua, como também, a execução dos Hinos Nacional do Brasil e de Rio Bonito pela Banda Marcial Municipal, que conta com alunos e ex-alunos da Rede de Ensino.

Em sua fala de abertura, o secretário Municipal de Educação, Adalmir Cardoso, saudou os presentes ao exaltar e agradecer o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes das escolas, prestou homenagens aos professores que faleceram e descreveu os objetivos alcançados em um ano e sete meses de gestão.

“Nossa jornada até aqui representa a luta por implementação de políticas públicas educacionais para os nossos alunos e profissionais. Realizar este primeiro Simpósio é retomar o protagonismo da Educação Municipal. Rio Bonito tem profissionais excelentes que vem se reinventando a cada dia para reerguer nossa cidade, estado e país através da Educação”, enfatizou o secretário.

O prefeito Leandro Peixe destacou a importância da Educação para a cidade e os investimentos que tem realizado para oferecer melhorias para as escolas e oportunidades de acesso a todos os alunos e profissionais.

“Conseguimos trazer muitas realizações marcantes para a Educação da nossa cidade em apenas um ano e sete meses, que vai de reconhecimento e valorização dos nossos alunos e profissionais até as reformas essenciais para as escolas. Estamos muito gratos por todo planejamento que executamos e temos esperança pelo o que há de vir”,

O primeiro dia contou com a participação do humorista, Diogo Almeida, apresentando o stand-up “Vida de Professor II”, recheado de temas sobre o universo escolar como sala dos professores, reuniões pedagógicas, conselhos de classe e outros. A segunda palestra foi ministrada pelo professor Júlio Furtado, sob o tema “Mudanças da Avaliação da Aprendizagem: Necessidades e Resistência”, e realizou uma síntese das reflexões de professores sobre o processo avaliativo da educação com o passar dos anos.

O segundo e último dia do Simpósio contou com 28 workshops sobre os mais diversos assuntos como “Datas Comemorativas nas escolas”, “A fala e suas implicações no Processo de Leitura e Escrita”, “Transtorno de aprendizagem (PROAPE)”, “Conversa sobre TDAH” e outros temas interdisciplinares.

Texto: Natan Duarte

Fotos: Aila Pinheiro / Natan Duarte