
A prefeitura de Rio Bonito deu mais um passo importante para efetivar a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Os médicos veterinários da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Renata Brandão e Bruno Motta, participaram de uma reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nesta terça-feira (12), para traçar diretrizes junto ao Auditor Fiscal Agropecuário do MAPA/RJ, Luís Eduardo da Silva, para a instalação do SIM.
O objetivo da Prefeitura é estabelecer uma estrutura para que as agroindústrias do município possam receber o selo para comercializar seus produtos não somente no município, mas em todo Estado do Rio de Janeiro, se adequando as normas do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), e padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a ausência de contaminantes biológicos, químicos ou físicos no alimento, que possam afetar a saúde do consumidor final, e a segurança alimentar.
Os estados, os municípios, o Distrito Federal e os Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção. Para obtê-la, é necessário comprovar que tenham condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).