Rio Bonito participa de evento do Conleste

O secretario de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, participou do evento regional de tecnologia “Conlestech”, realizado nesta quarta-feira (23), no Centro de Convenções do SESC Alpina, em Teresópolis. O evento reuniu representantes dos institutos de Ciência e Tecnologia, startups e outras empresas que desenvolvem tecnologia no Estado, além das prefeituras dos municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste). O consórcio reúne 17 municípios, com 3 milhões de habitantes em sua área de abrangência e 20% do PIB do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi fomentar a economia do conhecimento através de estratégias conjuntas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Com o tema “Mercado de Trabalho do Futuro, Presente!”, o Conlestech é o primeiro dos quatros eventos tecnológicos que acontecerão ao longo do ano, e abordou as mudanças do mercado de trabalho diante dos avanços tecnológicos e as profissões do futuro.  A programação incluiu um fórum temático com painéis e palestras e rodas de negócios, além de exposição com as instituições do ecossistema de inovação do Conleste, as govteths do Sebrae e as 17 Prefeituras consorciadas, para possibilitar negociações público-privadas e inserir a Inovação dentro do ambiente público.

Segundo o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, o Conlestech é a oportunidade para que os municípios dialoguem entre si, com a sociedade civil e o setor produtivo buscando construir projetos coletivos que valorizem a ciência, a tecnologia e a inovação, mas sempre com a preocupação voltada para o desenvolvimento social. Diante deste cenário, a busca de soluções coletivas se mostra o caminho mais promissor para o desenvolvimento regional.