Rio Bonito ganha reforço no trabalho de limpeza dos rios

A prefeitura de Rio Bonito vem intensificando as obras de prevenção contra as chuvas que, geralmente, ficam mais intensas nesse período entre janeiro e março. Esse trabalho ganhou um reforço importante com o inicio das ações do Programa Limpa Rio, no mês passado, em parceria com o Governo do Estado, que disponibilizou para o município equipamentos e mão de obra especializada para desenvolver, de forma contínua, ações de desassoreamento e dragagem de rios da cidade.

A obra está acontecendo em duas frentes: enquanto uma escavadeira de grande porte atua no trecho mais largo do Rio Bonito entre os bairros Green Valley e Basílio, uma escavadeira menor atua no trecho Central da cidade, entre o bairro Bela Vista e a Avenida Santos Dumont. Essas ações vêm promovendo serviços de manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais, com desassoreamento e requalificação das margens, prevenindo a proliferação de vetores e riscos de inundações, beneficiando diretamente a população do município. O projeto é capitaneado pelo Instituto Estadual do ambiente (INEA), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

Segundo o prefeito Leandro Peixe, a operação Limpa Rio será feita nos principais canais e valões que cortam o Centro, que são a causa dos alagamentos que ocorrem frequentemente na cidade. Mas o trabalho de limpeza dos rios vai contemplar vários bairros por onde passa o Rio Bonito, principalmente a comunidade de Cumbucais, conhecida como “Rato Molhado”. Essa parceria com o Governo do Estado vai a favorecer a realização de várias obras importantes no município. Peixe também esclareceu que esse trabalho é fundamental para a prevenção de enchentes na cidade. Mas para isso, a população tem que fazer a parte dela, evitando o descarte de lixo e entulhos em locais irregulares, como margens de rios e córregos.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Nilton Carlos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

MENU

NOTÍCIAS

BUSCA