Rio Bonito comemora o Dia do Folclore com eventos culturais na Praça Fonseca Portela

O Projeto Cinema Presente na Praça, realizado em parceria com o Governo do Estado, encerrou o ciclo de apresentações de sua primeira edição neste domingo (22), na Praça Fonseca Portela, em Rio Bonito. Durante o evento, também foi feita a reabertura do calendário cultural do Estado do Rio

de Janeiro, pela secretária de Cultura e Economia Solidária, Danielle Barros, com a presença do prefeito Leandro Peixe, do secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, entre outras autoridades.

“Nosso desejo é que todos pudessem participar deste evento cultural e marcante para nosso município, mas a responsabilidade de lutar contra a pandemia é ainda maior. É gratificante poder celebrar um dia como esse, onde crianças puderam se divertir em um espaço aberto e com conteúdo de qualidade”, destacou o prefeito Leandro Peixe.

O anúncio coincide com o Dia do Folclore, celebração criada para lembrar os brasileiros da importância de valorizar as nossas origens, tradições, conhecimento popular, manifestações culturais e folclóricas do Brasil. No evento foi exibida a série de curtas “Juro que Ví” com as animações: A Lenda do Saci, O Curupira, O Boto, A Lenda da Iara e Matinta Pereira. Além disso, o município também recebeu a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada só por meninas, que também se apresentou na praça.

 

“Nós encerramos em Rio Bonito uma grande caravana cumprindo nossa missão de garantir a todos o acesso ao cinema brasileiro. As cidades que o Cinema Presente passa não têm salas de cinema e, principalmente na pandemia com a falta de iniciativas culturais e todas as dificuldades desse período, é muito importante que as famílias desses lugares tenham esse contato com o nosso cinema”, afirma a secretária de Cultura Danielle Barros, que aproveitou a oportunidade para visitar alguns espaços culturais da cidade, como a Pinacoteca Municipal Antônio Benevides Filho, no Centro.

Além de muitas brincadeiras, distribuição de pipoca e refrigerantes para as crianças, com distanciamento necessário para garantir a segurança de todos, o projeto Cinema Presente também dirige atenção a outras responsabilidades sociais. Além do foco principal à democratização do acesso ao cinema e à cultura nacional, o projeto tem como um dos seus pilares a preocupação com o meio ambiente e tem o apoio da distribuidora de energia elétrica Enel e do Governo do Estado do Rio de Janeiro,  através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

“Recebemos dois presentes mais que especiais para celebrar o Dia do Folclore na nossa cidade: A apresentação da Orquestra Sinfônica Chiquinha Gonzaga e o projeto Cinema Presente na Praça. Um dia que vai ficar marcado em nossa cidade. Deixo aqui meus sinceros agradecimentos a secretária Danielle Barros, e ao prefeito Leandro Peixe, pelo apoio parceria. Que este projeto se repita muitas vezes em Rio Bonito”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz. (fonte Agência Brasil)

Texto: Denilson Santos

Fotos: Nilton Carlos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

13°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura