A prefeitura de Rio Bonito aderiu ao Programa Criança Feliz. Desenvolvido pelo Governo Federal, o programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, por meio de visitas domiciliares voltadas para o fortalecimento de vínculos, estímulo ao desenvolvimento infantil e potencialização da capacidade protetiva das famílias. O programa, que será desenvolvido nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), é voltado especificamente para as crianças de zero a seis anos, para que elas tenham um acompanhamento mais adequado e um desenvolvimento mais saudável.
A equipe da Secretaria Municipal de Promoção Social participou da capacitação, à nível estadual, para atuar no desenvolvimento do Programa. Durante a capacitação, foram apresentadas a metodologia do programa, que trabalha com técnicas de interação desenvolvida pela UNICEF e Organização Mundial da Saúde. Além disso, entre os dias 15 e 16 de março, a prefeitura também realizou o processo seletivo para contratar os profissionais que irão atuar no Programa Criança Feliz.
Os profissionais que irão realizar visitas domiciliares (visitadores) serão capacitados em diversas áreas: Saúde, educação, serviço social, psicologia, direitos humanos, cultura, entre outros, garantindo com isso o melhoramento do desenvolvimento humano dessas famílias, a longo prazo. Segundo a secretária Promoção Social, Liliam Antunes, o programa vai trazer benefícios às famílias que serão atendidas.
“O Criança Feliz é mais uma oportunidade de desenvolvimento para as crianças e de melhoria no atendimento às famílias. Estamos com grandes expectativas para o desempenho do programa e quanto à qualidade de vida que ele vai proporcionar à comunidade”, garante a secretária.
Texto: Denilson Santos