Projeto leva aulas de empreendedorismo para as escolas do município

O município de Rio Bonito está recebendo um “upgrade” especial na educação dos jovens estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Eles irão participar do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), fruto de uma parceria entre a prefeitura, através da secretaria de Turismo e o Sebrae, para levar mais atitude empreendedora às crianças e jovens. O lançamento do programa aconteceu na quarta-feira (7), na Sala da Convivência na secretaria de Promoção Social (antigo fórum), no Centro, com a presença do prefeito José Luiz Mandiocão e representantes do Sebrae Leste Fluminense, Leandro Luiz de Souza (Coordenador Regional), Américo Diniz e Laura Tatiana Corrêa Castro Sousa, além de secretários municipais e professores das escolas municipais, estadual e privada do município que estão envolvidos no projeto.

A secretária de Turismo, Carmem Motta, explicou que a educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

“O nosso objetivo com a implantação desse projeto é que a educação atue como  fonte transformadora desses alunos e também os incentive a quebrar paradigmas e a desenvolver as habilidades e os comportamentos empreendedores. A nossa cidade precisa que eles assimilem essa ideia e as coloque em prática”, afirmou a secretária.

Oportunidades de Negócio no Futuro  – O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

“Acho muito importante proporcionar a essas crianças a possibilidade de no futuro ter o seu próprio negócio. O ambiente da aprendizagem do JEPP sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, garante o prefeito Mandiocão.

O curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas. Os alunos terão uma carga horária que varia entre 22 e 30 horas, dependendo da série, com encontros semanais nas escolas.

“O Educação Empreendedora tem metodologia própria para trabalhar com crianças, jovens e até universitários. O projeto Jovens Empreendedores é direcionado aos primeiros anos do Ensino Fundamental. Por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, o Sebrae capacita professores para aplicação dessa metodologia”, explica a consultora do Sebrae, Márcio Cerbella, responsável pela aplicação do projeto em Rio Bonito.  A primeira aula de capacitação para os professores acontece na próxima quinta-feira (15), na Sala da Convivência na secretaria de Promoção Social (antigo fórum), no Centro, a partir das 8 horas.

Texto: Denilson Santos
Fotos: César Augusto Galeão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura