Programa Ambiente Jovem oferece cursos gratuitos de qualificação e inserção no mercado de trabalho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, abriu as inscrições para o Programa Ambiente Jovem. A iniciativa, voltada para a faixa etária de 16 a 24 anos, tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades. Os interessados podem acessar o site http://ambientejovem.com.br/ para efetuar a inscrição.

O objetivo é formar jovens para serem cidadãos capazes de valorizar o patrimônio ambiental e assim, pensar, agir e protagonizar ações conseqüentes e efetivas que, de forma solidária e sustentável, contribuam para a preservação da biodiversidade e para um estado economicamente desenvolvido, socialmente inclusivo e ambientalmente equilibrado. O programa, que oferece mais de 6 mil vagas em todo o Estado, sendo 50 jovens Por Núcleo de Pertencimento (NUP), vai capacitar jovens por meio de aulas e oficinas de sustentabilidade na moda, música, robótica e/ou reaproveitamento integral dos alimentos, para se tornarem agentes de transformação em seus territórios, além de receber uma bolsa auxílio de R$ 200,00 (duzentos reais).

O lançamento oficial do Programa acontece no dia 22 de março, mas  as inscrição no site www.ambientejovem.com.br já estão abertas.  Após passarem pelo processo de capacitação sobre sustentabilidade e cidadania, os participantes estarão aptos a exercitarem e multiplicarem esse conhecimento e vão construir um plano de sustentabilidade para suas comunidades. As atividades práticas propostas pelas oficinas de Arte-Educação vão servir como base para executar esse plano com o apoio do educador ambiental. Receberão a bolsa-auxílio por até oito meses os alunos que cumprirem a frequência mínima de 75%. É esperado que os jovens, por meio dos incentivos e orientações recebidas, possam ter acesso mais rápido ao emprego formal, além da oportunidade de descobertas no âmbito do micro empreendedorismo.

Essa intervenção na comunidade possibilitará que os jovens sejam multiplicadores dos aprendizados no módulo de Educação para Sustentabilidade, o que ajudará as respectivas comunidades a entender os impactos que as escolhas humanas como consumo, desmatamento e descarte inadequado dos resíduos geram no ambiente.

Em Rio Bonito, o programa tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação.

Para fazer a inscrição acesse o link: www.ambientejovem.com.br

Núcleo de Pertencimento (NUP) Rio Bonito:

– Escopo: 50 jovens com auxílio de 200,00 reais ao mês por jovem.

– Faixa etária: 16 a 24 anos.

– Local: Colégio Municipal Mauricio Kopke

Texto: Denilson Santos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura