Proerd forma nova turma de crianças contra as drogas

Alunos de quatro escolas do município participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), elaborado pela Polícia Militar do Estado do Rio (PMER), nessa quarta-feira (12). A formatura, realizada na Primeira Igreja Batista, no Centro, contou com a presença do secretário de Educação Délio César Moraes, policiais militares, diretores das escolas, professores e pais de alunos, entre outros. Durante 10 semanas, 208 estudantes das escolas municipais Professor Honesto Almeida de Carvalho (EMPHAC), Albino Thomaz de Souza Filho, Antônio Ferreira e Mauricio Kopke participaram do programa, que estimula os jovens a buscar mais qualidade de vida, livre das drogas e da violência.

O programa, que começou a ser ministrado nas escolas em março, consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, chamado Policial PROERD, educadores, estudantes, pais e a comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas visando reforçar os fatores de proteção, em especial, que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente que pode correr o risco de se envolver com drogas e problemas de comportamento violento.

“Essa ação preventiva não termina hoje com essa formatura. O combate às drogas é uma ação contínua que deve ser feita todos os dias nas escolas e nas casas de cada um de nós. Espero que vocês repassem para os seus amigos, familiares e vizinhos tudo o que aprenderam durante o programa”, afirmou a secretário de Educação, Délio César Moraes.

No final da formatura, os alunos receberam um certificado de conclusão do curso, ofertado pelos policiais instrutores Arnaldo e Washington, responsáveis pelo PROERD no município. A secretaria de Educação já está selecionando as escolas que participarão da próxima etapa do programa, que começa em agosto.

“A manutenção desse programa é muito importante para contermos a expansão da violência no município. É através das drogas que são cometidos crimes, roubos, assaltos, seqüestros, enfim, a violência começa pelo consumo de drogas. Portanto, é fundamental que iniciativas como essas façam parte cada vez mais do cotidiano desses jovens”, garante o prefeito José Luiz Alves Antunes.

Reportagem: Denilson Santos
Fotos: Cesar Douglas