Prefeitura fecha parceria com a UFF para beneficiar a agricultura familiar

Aumentar a produção e melhorar o escoamento dos produtos da agricultura familiar do município. Esses são alguns dos objetivos do Termo de Cooperação assinado entre a prefeitura de Rio Bonito e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com o objetivo de trazer desenvolvimento do Projeto de Extensão, Identificação e Proposta de soluções para Demandas da Agricultura Familiar do Município, além de suporte técnico e acadêmico junto ao produtor rural.

O evento, realizado nesta terça-feira (22) na Câmara de Dirigentes Lojista (CDL), contou com a presença do pelo prefeito Leandro Peixe, e do vice-prefeito José Américo dos Santos, do Reitor da UFF, professor Antônio Claudio, do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, e do secretário de Educação, Adalmir Cardoso, além do Diretor de Engenharia da UFF, Professor José Rodrigues,  produtores rurais, entre outros.

O professor de Economia Agrária e Administração Rural, e coordenador do projeto, Ivenio Moreira da Silva, explicou que o termo de cooperação técnica entre a UFF e a Prefeitura de Rio Bonito é um acordo institucional que viabiliza o desenvolvimento de projetos no município, que envolvam professores do Curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, e demais cursos da Escola de Engenharia da UFF, alunos, produtores rurais e instituições como a secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Emater, que tem lutado pelo bem estar das famílias do campo frente à escassez de recursos e pessoal.

Segundo ele, o projeto norteador do termo é denominado “Identificação e Propostas de soluções para Demandas da Agricultura Familiar do Município de Rio Bonito-RJ”. O projeto será constituído por duas etapas de trabalho: a primeira vai fazer um levantamento sobre projetos voltados para a agricultura familiar na região, executado pelos alunos da universidade envolvidos no projeto. A segunda etapa do trabalho será a execução de visitas aos produtores e comunidades rurais do município.

“O projeto será desenvolvido de forma gradativa, dada à abrangência do tema. Assim, pretendemos iniciar esta caminhada conhecendo a realidade de produtores e demais agentes de nossas cadeias produtivas e, de alguma forma, contribuir para a melhoria na gestão das atividades agrícolas ao nível do produtor e, auxiliar na clareza das informações para que os gestores tomem decisões em benefício do setor e da economia regional”, garante o coordenador do projeto.

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

26°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura