Prefeitura faz parceria para recolhimento e reciclagem de pneus usados

A Prefeitura de Rio Bonito em parceria com a Associação Reciclanip, entidade sem fins lucrativos e responsável por efetuar o transporte e destinação ambientalmente adequada de pneus, realizou na quarta-feira (18) a retirada de cerca de 600 pneus usados do ponto de coleta localizado na Antiga Usina de Compostagem de Rio Bonito, na região do Mato Frio. Além de cooperar com a limpeza, o recolhimento e destinação adequada deste material, também diminui o risco de disseminação do mosquito da dengue, uma questão de saúde pública e que necessita de uma atenção especial. As ações foram coordenadas pelas secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Públicos.

Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), a geração e acumulo de resíduos de pneus são um dos problemas ambientais mais sérios no âmbito mundial. A ideia é estimular a população a não guardar pneu inservível, ou seja, que não serve mais, em casa.

“A grande quantidade de pneus gerada anualmente e as dificuldades apresentadas pela coleta, o armazenamento e a destinação ambiental adequada, impõem a adoção de instrumentos eficazes para a administração e destino responsável desses pneus”, explica o secretário de Meio Ambiente, Geovane Geraldo.

O secretário também afirmou que a coleta e destinação dos pneus atende aos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, publicada pela Lei 12.305, de 06 de agosto de 2010. Segundo ele, a população também pode ajudar, dando o destino certo para esses produtos, não descartando em qualquer lugar. Ele lembra que o local para depósito dos pneus em Rio Bonito é a antiga Usina de Compostagem, em Mato Frio.

A Empresa – A Reciclanip foi criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli e, em 2010, a Continental juntou-se à entidade e em 2014, foi a vez da Dunlop. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas. O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.

Texto: Denilson Santos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

30°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura