
A secretaria municipal de Turismo, entidades e associações da cidade ligadas ao setor deram início a elaboração do Plano Municipal de Turismo (PMT), que será executado pelo poder público nos próximos anos. O documento irá definir as ações para o turismo local através de metas a curto, médio e longo prazos. A ação tem como principal objetivo fomentar o desenvolvimento da atividade turística em Rio Bonito, de modo a beneficiar a economia, a cultura e a sociedade como um todo.
Para auxiliar neste projeto, o prefeito Leandro Peixe assinou um Termo de Cooperação com o Sebrae em cerimônia realizada nesta quinta-feira (11) no Auditório do Centro Administrativo, na Praça Cruzeiro, que contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz, da Coordenadora Regional do Sebrae Leste Fluminense, Juliana Ventura, de empresários e entidades ligadas ao setor, além dos analistas técnicos do Sebrae, Tayssa Araújo e Fernando Scheideger, entre outros.

Parceria com o Sebrae – Esse trabalho, que está sendo conduzido pelo Conselho Municipal de Turismo, prevê a realização de um diagnóstico de oferta e potencialidade turística no município e a montagem de um inventário, que facilitará o mapeamento e a identificação das cidades históricas com potencialidades ainda não reconhecidas, ao mesmo tempo que vai reforçar a vocação do município com sítios históricos e culturais consagrados.

“Essa parceria com o Sebrae também prevê a discussão de questões como cidadania, sustentabilidade e meio ambiente, fatores importantes para universalizar e favorecer o acesso ao turismo. A previsão de duração dos trabalhos para desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo é de cerca de 14 meses”, explica a Coordenadora Regional do Sebrae, Juliana Ventura.
Segundo o prefeito Leandro Peixe, o processo de elaboração do plano conta com a mobilização da sociedade, por meio de reuniões periódicas e sistemáticas, que propiciarão a construção coletiva e colaborativa do conteúdo que compõe o documento.

“A prefeitura e o Sebrae estão trabalhando na construção do Plano com a preocupação de consolidar o turismo como grande vetor de desenvolvimento, emprego e renda do município. Assim que for finalizado, o Plano Municipal de Turismo será uma das principais ferramentas de gestão e tomada de decisão, principalmente para a gestão pública, sobre o turismo”, garante o prefeito Leandro Peixe.
Potencialidades Turísticas – Estas reuniões irão revelar um raio-x sobre o turismo e apontar as soluções e investimentos necessários para ampliar a oferta de serviços turísticos em Rio Bonito. Para isso, será feito um diagnóstico do atendimento nos bares e restaurantes, a estrutura dos hotéis e pousadas, criação do turismo de experiência, desenvolvimento de novas opções de passeios turísticos e apontando o que precisa ser feito para fortalecer o turismo da região.
“O Plano que começamos a elaborar entende o setor hoje, considera oportunidades, ameaças e define quais são os pontos que poderão ser alcançados, o que é fundamental, junto à Lei, que será encaminhada à Câmara, para estabelecer um marco regulatório e dar segurança jurídica para nossas ações”, afirma o secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz.
Texto: Denilson Santos
Fotos: Ronald Muniz