Prefeito se reúne com servidores aposentados do IPREVIRB

Atrasos dos salários, falta de transparência na prestação de contas no Instituto de Previdência de Rio Bonito (IPREVIRB) foram alguns dos assuntos tratados durante uma reunião convocada pelos servidores inativos do município com o prefeito José Luiz Mandiocão, realizada na quinta-feira (5), na secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro. A reunião, solicitada pela aposentada Marilene Rodrigues Cardozo, que representa o grupo, foi motivada com intuito de esclarecer dúvidas em relação a repasses e atrasos de salários do instituto, e contou com a presença da Procuradora Geral, Daniele Ramos Marques da Cruz Teijeiro, da secretária de Administração, Daniele do Patrocínio Soares, além da secretária de Desenvolvimento Econômico, Nazaré Cristina Abrahão entre outros.

No início da reunião, os representantes dos servidores inativos explicaram que o objetivo desse encontro era esclarecer dúvidas e solicitar uma intervenção do Poder Executiva junto ao Instituto de Previdência de Rio Bonito (IPREVIRB), pois, segundo eles, não vem cumprindo suas funções: o pagamento está atrasado e não existe transparência nas informações e prestação de contas.

“O que mais incomoda os aposentados é em relação às informações sobre o repasse, onde a prefeitura faz o depósito, mas o instituto diz o contrário e não nos paga em dia. Esse desencontro de informações nos deixa com muitas dúvidas e sem dinheiro”, explica Marilene Rodrigues.

A secretária de Administração disse que os repasses para o IPREVIRB estão em dia.  Ela explicou que houve, no ano passado,  um acordo  proposto pelo Ministério Público (MP) das dívidas deixadas pela administração anterior, referente ao exercício de 2016, onde o prefeito e o Presidente do IPREVIRB assinaram o Termo de Acordo e Confissão de Débitos  Previdenciários, cujo parcelamento foi acordado em 15 parcelas mensais e sucessivas de R$ 93.653,23. O município já pagou oito parcelas desse acordo.

“Embora muito de vocês afirme que estão com os pagamentos referentes a outubro, novembro e o 13° salário de 2016 atrasados, a prefeitura já fez repasse da oitava parcela desse acordo feito com o Ministério Público. Além disso, os repasses normais, feitos mensalmente ao IPREVIRB também estão em dia. Às vezes acontece um pequeno atraso, pois todo mês temos que solicitar para a Câmara a aprovação do repasse. Então não justifica vocês estarem com o pagamento atrasado”, explica a secretária de Administração.

O prefeito José Luiz Mandiocão afirmou que nos quatro mandatos que esteve à frente do executivo municipal sempre procurou pagar o funcionalismo em dia.

“Sempre procurei honrar e respeitar a data de pagamento dos funcionários. Passamos por situações difíceis no ano passado devido a crise enfrentada por todos, mas estamos pagando em dia e, acima de tudo, honrando o pagamento das dívidas que herdamos da administração passada, que não é somente do IPREVIRB, se estende por várias áreas”, disse Mandiocão.

Mandiocão também pediu ao Assessor Especial Sidney de Souza Moraes e a Procuradora Geral, Daniele Ramos, que ajudassem os servidores inativos nas suas reivindicações junto ao instituto, principalmente em relação a acesso às informações e a volta das eleições com a participação dos aposentados.

“Nós também temos dificuldades de obter informações do IPREVIRB. Mas vamos trabalhar juntos com vocês para que o instituto volte a ser dos servidores e administrado por eles”, finalizou o prefeito.

Reportagem: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura