Prefeito participa de lançamento do “Guia Desenvolve RJ”

O prefeito Leandro Peixe participou, a convite do governador Cláudio Castro e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah, do lançamento do “Guia Desenvolve RJ, realizado nesta segunda-feira (28/03), no Palácio Guanabara. O Guia é uma importante ferramenta para a promoção do desenvolvimento regional, pois reúne uma série de modelos de decretos, projetos de lei e políticas públicas já aprovadas para auxiliar as prefeituras no trabalho de desenvolvimento econômico dos municípios. O evento também contou com a presença do secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Teilor Cerqueira, e do secretário de Cultura e Turismo, Janderson Muniz.

Neste guia estão reunidas boas práticas para o desenvolvimento local, uma série de modelos de decretos, projetos de lei e políticas públicas já aprovadas e de resultado comprovado, que ajudarão os municípios a encontrar os caminhos para a consolidação de um ambiente favorável de negócios, com segurança jurídica e previsibilidade, e para a utilização das compras públicas como estímulo à economia local, passando por exemplos de iniciativas que visam a desburocratização, a atração de empresas e investimentos e o acesso ao crédito.

Também estão incluídas outras experiências de sucesso, como a criação da Casa do Empreendedor e das agências de fomento local para fortalecimento do empreendedorismo e para articulação dos diversos atores, públicos e privados, para atuação coordenada em prol da dinamização da economia. Além disso, foram incluídas outras medidas importantes como a utilização da energia solar e da conectividade proporcionada pelas tecnologias 5G para melhoria do ambiente de inovação e desenvolvimento dos municípios.

Condomínio Industrial – A implantação de condomínios industriais pelo Estado nos municípios é uma das medidas que estão previstas no guia, que viabilizará resultados a curto, médio e longo prazo; gerando emprego e renda no estado do Rio de Janeiro.

“Essas ação vão gerar crescimento, desenvolvimento e, principalmente, transformar positivamente a vida das pessoas e da nossa cidade. Essa medida do Governo do Estado vai nos favorecer, na criação de oportunidades de empregos, principalmente com a criação do Condomínio Industrial de Boa Esperança que vai mudar a realidade dos moradores do Segundo Distrito”, afirma o prefeito Leandro Peixe.