Postos de Saúde de Rio Bonito passam a coletar sangue para exames laboratoriais

Uma boa notícia para os moradores de Rio Bonito. As unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município passaram a coletar sangue e  exames laboratoriais no próprio posto. Essa novidade começou esse mês nas unidades do Parque Andrea, Basílio, Parque Indiano, Nova Cidade, Boa Esperança, Catimbau, Mata, Rio Seco, Lavras, Jacuba, Rio do Ouro e Mangueira. Segundo o secretário de Saúde, Matheus Neto, essa é mais uma conquista dos moradores que não precisam mais se deslocar da comunidade onde moram para receber esse tipo de atendimento, que antes só funcionava na Centro da cidade. Os exames são coletados durante a semana e agendados diariamente após as consultas médicas.

Segundo o secretário, esse trabalho tem o objetivo melhorar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Serviço Único de Saúde (SUS).  Matheus Neto explicou que nesse novo contrato de prestação de serviços laboratoriais, a secretaria de Saúde realizou uma medida para otimização dos recursos, ou seja, unificou o contrato da UPA com o da Rede Municipal, que foram licitados juntos. Dessa forma aumentou a quantidade de pedidos e teve uma redução em torno de 30% nos preços que eram praticados anteriormente.

Os moradores que antes tinham que se deslocar de bairros mais distantes para fazer os seus exames laboratoriais no Centro, agora tem esse serviços nas unidades de Saúde bem próximas da sua casa.

“Além da economia de recursos públicos, também aumentamos o acesso da população a esse serviço. Imagina os transtornos enfrentados pelos moradores de comunidade como Catimbau, Mata e Rio Seco que tinham que acordar cedo, pegar um ônibus e vir até o Centro da cidade para colher um sangue ou entregar um exame de feses ou urina? Agora eles podem fazer isso nas unidades de saúde dos próprios bairros”, comemora Matheus Neto.

O secretário de Saúde também afirmou que, em breve, esse serviço estará sendo ampliado para todas as unidades de saúde do município. Hoje a coleta, que funciona em 10 postos, foi priorizada para as unidades do interior e que ficam mais distante do Centro da Cidade.

Texto: Denilson Santos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Scattered clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura