PELC atende mais de 400 pessoas em seis núcleos

Rio Bonito já conta com aproximadamente 400 pessoas realizando atividades nos núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). São seis núcleos do programa funcionando nos bairros da Praça Cruzeiro, Serra do Sambê, Rio do Ouro, Boqueirão, Nova Cidade e Parque Andrea, que oferecem gratuitamente aulas de capoeira, lutas, recreação, música, futsal, artesanato, teatro, taekwondo, entre outros.

A secretaria de Esporte e Lazer é a responsável pela realização do programa na cidade. De acordo com o secretário Anderson Tinoco, as atividades ganham, a cada dia, mais adeptos.

“São várias atividades realizadas gratuitamente por profissionais altamente capacitados. Além das aulas atuamos com ações de integração e de lazer, como o Cine Pelc, onde apresentamos filmes. Nossa dificuldade atualmente é com o material que não temos como bolas, redes, camisas, coletes, cones, tinta e tela. Esses materiais seriam comprados com os recursos federais que os vereadores não aprovaram a mensagem solicitando o crédito suplementar”, explicou.

Segundo a professora de ginástica e jump, Camilla Garcia,  além de incentivar as pessoas a praticarem alguma atividade física, o programa também orienta sobre ter hábitos mais saudáveis em relação a alimentação.

“A convivência social é o grande estímulo das aulas. Muitas vezes as pessoas estão em casa sem fazer nada, com baixa estima, e acaba adquirindo hábitos poucos saudáveis. Nas aulas destacamos principalmente a importância das práticas esportivas no condicionamento do corpo e da mente”, explica a professora.

Além da convivência nas atividades oferecidas pelos núcleos, os alunos das aulas de ginásticas também usam as redes sociais para se manterem conectadas e trocarem informações sobre bem estar e saúde.

“Antes de começar a fazer as atividades aqui não dava muito importância a exercícios físicos, era muito ansiosa e comia muita besteira. Estava acima do peso e com problemas de saúde. Hoje, seguindo as dicas da minha professora, fiz uma reeducação alimentar, perdi quase 15 quilos e sou uma pessoa bem mais feliz”, garante Cristiane Soares,  moradora do Ipê, aluna do núcleo da Praça Cruzeiro.

Já a moradora da Mangueirinha, Cris Marques, de 37 anos, aponta a convivência com outras pessoas, principalmente os mais idosos,  como um dos pontos principais do sucesso do Pelc.

“Esse local de convivência é muito importante. Eu que estou desempregada e não tenho condições de pagar uma academia, é muito importante ter um local onde consigo malhar de graça. Aqui consigo manter meu corpo em forma, criei novos hábitos alimentares e minha alto estima está em alta. Estou muito satisfeita com tudo que é oferecido aqui”, afirma.