Parque Municipal passa por limpeza e reurbanização

A prefeitura de Rio Bonito iniciou a limpeza e reurbanização das principais áreas de lazer da cidade. Nessa quarta-feira (19) o trabalho se concentrou no Parque Ecológico Municipal Verde Vale, no Green Valley. Nessa semana está sendo feito o desassoreamento da lagoa, uma das belezas naturais do local, limpeza, poda das árvores e manutenção dos equipamentos, como bancos e mesas de madeira, além de colocação de placas de sinalização. O trabalho, que está sendo realizado em parceria entre as secretarias de Obras, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, contou com o apoio do Brigada de Salvamento Ambiental Florestal.

Além da retirada dos dejetos, a equipe da secretaria de Obras fez o nivelamento das encostas para propiciar o crescimento de vegetação e evitar erosões.

“Nesse momento, estamos fazendo uma  grande limpeza, principalmente na lagoa que fica aqui Parque Vale Verde que estava bastante assoreada. Retiramos muita terra e lixo que estavam acumulados. Esse trabalho vai chegar a todos os parques e praças do município para tornar esses locais ainda mais atrativos e agradáveis para os frequentadores”, garante o secretário de Meio Ambiente, Edna Martha.

Parque Ecológico – O Parque Municipal Verde Valle é um dos quatro criados na Serra do Sambê, através de decreto 279/08, construído numa área de 127 mil e oitenta e oito metros quadrados.  O parque foi criado com objetivo de contribuir para a proteção da flora, da fauna e dos demais recursos ambientais da serra, além de áreas para a prática de caminhadas, entre outras modalidades esportivas, de forma a proporcionar aos habitantes lazer e condições para uma boa qualidade de vida.

Para o prefeito José Luiz Mandiocão, o trabalho de desassoreamento é importante, pois tira materiais contaminantes que prejudicam a qualidade da água do fundo do lago e evita enchentes pela água ter mais escoamento e fluidez.

“Toda água das chuvas que desce da Serra do Sambe converge para os lagos do parque, e no caminho traz consigo muito lixo e terra. Agora é necessário desassorear o local com uma periodicidade cada vez maior”, afirma o prefeito José Luiz Mandiocão.

Brigada Mirim – A Brigada de Salvamento Ambiental Florestal vem participando ativamente do trabalho de reflorestamento de rios e áreas degradadas no município, além da reurbanização das praças e parques da cidade.  Os “Anjos Verdes, como também são conhecidos, atuaram no plantio de mudas nativas em Cachoeiras dos Bagres, cachoeira de Braçanã e no Complexo Agrícola. Em parceria com a secretaria de Educação, está implantando esse trabalho nas escolas, através de palestras sobre o uso racional da água, preservação de mananciais de rios, combate a incêndios, entre outros. O Objetivo é criar uma a Brigada Mirim para ajudar na preservação do Meio Ambiente.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura