Outubro Rosa: Unidades de Saúde realizam exames preventivos durante o Dia D

A secretaria de Saúde realizou uma programação especial durante o Dia D de combate ao câncer de mama, realizado no sábado (23), dentro da programação do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama e colo de útero. O Prefeito Leandro Peixe, juntamente com a secretária de Saúde, Mirilza Alves,  e profissionais da secretaria, realizaram uma série de visitas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) do Parque Andréia, Boqueirão, Praça Cruzeiro, Bela Vista, Mangueira, Cajueiro, Parque Indiano, Rio do Ouro, Ipê, além da Clínica da família e Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior (exceto para vacinação), que realizaram cerca de 180 coletas de exame preventivo, conhecido como papanicolau, em mulheres que trabalham e, na sua maioria, não tem a oportunidade de fazer o exame durante a semana. Além disso, essas unidades de saúde também fizeram vacinação contra a Covid-19, no período das 8 às 12 horas.

A campanha, que ocorre todos os anos, faz parte de um movimento mundial para promover maior acesso aos serviços de diagnósticos e prevenção à doença, contribuindo assim para a redução da mortalidade. Durante todo o mês de outubro, estão sendo executadas diversas ações voltadas à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, como exames, caminhadas, palestras, coleta e entrega de preventivos, entre outros, em várias unidades de saúde.

Exames – Para ampliar o acesso da população ao atendimento durante a campanha, a secretaria de Saúde ampliou e intensificou a marcação de exames preventivos, como mamografia da mama, fundamental para prever o risco de tumores em sua fase inicial. A marcação do exame preventivo pode ser feito todos os dias no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), e no Ambulatório Municipal de Boa Esperança. É necessário um pedido médico para realizar a mamografia para ser inserida nas vagas disponíveis no Posto Central do Município (SISREG).

Horário Estendido – Além disso, montou um cronograma de atendimento com horário estendido na Clinica da Família e nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Boa Esperança, Bela Vista, Praça Cruzeiro, Boqueirão e Parque Indiano. Nesses locais específicos, o horário de atendimento foi estendido das 16 às 20 horas, principalmente para beneficiar as mulheres que trabalham e precisam fazer esses exames.

Texto: Denilson Santos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Heavy Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura