Novos agentes de endemias participam de curso preparatório

Combater e prevenir para ter qualidade de vida! Esse é o lema do curso introdutório de formação inicial e continuada para os novos agentes de combate a endemias, realizado na Casa do Educador, na Mangueirinha, nos dias 30 e 31 de maio. O objetivo do curso é iniciar o processo de educação permanente do agente, visando ao aprimoramento e ao desenvolvimento das ações de prevenção às doenças e agravos. Nessa primeira etapa do curso, os 26 novos agentes que passaram nas provas do processo seletivo da secretaria de Saúde, aprenderão toda parte teórica em relação ao Aedes Aegypti, dengue, controle e combate ao mosquito, técnica de visitação domiciliar, relação entre meio ambiente, educação e saúde, além de informações sobre a febre amarela urbana, febre chicungunha e zika vírus.

O curso, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, vai durar, em média, duas semanas. O agente de combate a endemias atua no combate a doenças epidêmicas realizando a pesquisa larvária em imóveis, aplicando larvicida, entre outras funções sob orientação técnica. O agente também coleta exemplos de vetores em armadilhas para o envio de amostras, verifica denuncias e faz visitas domiciliares. A segunda etapa do treinamento será a parte prática, com atividades de campo e treinamento para preenchimentos dos boletins.

“É importante frisar que os agentes de combate a endemias sempre atuam devidamente uniformizados e identificados por crachás, para evitar qualquer tipo de receio por parte da população. Ele também está apto para esclarecer sobre questões relacionadas à saúde e doenças”, salienta Olício Ferreira, técnico da Secretária de Saúde.

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

20°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura