Junho Vermelho: campanha faz alerta sobre a importância da doação de sangue

Hoje, 14 de junho, é dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o Centro de Hemoterapia Dr. Edson José da Silva (Hemonúcleo), na Mangueirinha, realiza a campanha “Junho Vermelho” para incentivar a doação de sangue e, consequentemente, aumentar o número de bolsas de sangue que são coletadas diariamente na instituição. Mesmo com todo o trabalho de conscientização em torno da importância da doação de sangue, atualmente o estoque do município se mantém muito baixo, devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.

Durante todo o mês de junho, O Hemonúcleo vai chamar atenção para a campanha Junho Vermelho, com destaque para a importância dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. É essencial, enfatizar que, uma única doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas.
Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.

O Hemonúcleo de Rio Bonito se tornou referência na região na coleta e distribuição de sangue para unidades de saúde conveniadas dos municípios de Silva Jardim, Tanguá, Itaboraí, além de unidades locais, como o Hospital Regional Darci Vargas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Clínica de Doenças Renais. Com a ajuda de doadores voluntários e outros parceiros, como igrejas, empresas, grupos que se organizam para doar, várias vidas vêm sendo salvas por conta das doações.

Doador Voluntário – Para ser um doador de sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 69 anos. Pessoas com idade inferior a 18 anos (entre 16 e 17 anos) podem doar acompanhados do responsável ou com autorização prévia do responsável. O doador precisa pesar mais de 50 quilos e deve procurar o Centro Municipal de Hemoterapia de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h30min, localizado na Avenida Martinho de Almeida, 222 – Mangueirinha – Rio Bonito – RJ. (Anexo ao Ambulatório Municipal Manoel Loyola Filho) – Tel. 2734-9705.