Guardas municipais participam da formatura do curso de Meio Ambiente

Trinta e um guardas-civis municipais de Niterói, Rio Bonito e de outros municípios, participaram da formatura da primeira turma do Curso de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal de Niterói, realizado na Cidade da Ordem Pública, no bairro do Barreto. O curso, que durou cerca de dois meses, contou com uma vasta matriz curricular, com 351 horas de carga horária, divididas entre aulas teóricas e atividades práticas. De 18 de junho a 15 de agosto, os agentes municipais que se candidataram para realizar o curso foram capacitados em manejo de animais peçonhentos, sensoriamento remoto e geoprocessamento; técnicas de resgate e salvamento em matas e montanhas; legislação ambiental; mergulho básico; técnicas rapel e até mesmo uma disciplina para laçar animais.

Para dar conta de todo esse conteúdo, uma grande quantidade de órgãos municipais, estaduais e federais foi convidada para lecionar para os participantes do curso. A Guarda Civil Municipal contou com a expertise de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS); Defesa Civil; do Corpo de Bombeiros (CBMERJ); Polícia Militar (PMERJ); Instituto Vital Brazil, biólogos da UERJ; chefes de parques estaduais, além de entidades que tratam de animais debilitados.

Segundo o secretário de Gestão e Ordem Pública, Márcio Soares, a finalidade do curso foi de qualificar os membros da guarda municipal a planejar sua atuação no dia a dia junto à comunidade, levando em consideração os aspectos e situações ambientais.

“O foco da formação de agentes públicos tem sido a capacitação para a melhoria da relação com a comunidade. A Guarda Municipal amplia a sua atuação, que além da vigilância do patrimônio público, passa também a cuidar e zelar pelas áreas de preservação permanente e parques, além de dá apoio nas fiscalizações referentes as degradações e crimes de ordem ambiental”, afirma o secretário.

Os três primeiros colocados do curso receberam das mãos do secretário de Ordem Pública e do inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Leandro da Vitória Nunes, os diplomas de conclusão do curso. O evento ainda contou com a presença de autoridades de outros municípios, como Rio das Ostras, Duque de Caxias, Itaboraí e Saquarema, que enviaram guardas municipais para participar do curso oferecido, de forma gratuita, pela Secretaria de Ordem Pública Niterói (SEOP).

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

15°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura