Guardas municipais participam da formatura do curso de Meio Ambiente

Trinta e um guardas-civis municipais de Niterói, Rio Bonito e de outros municípios, participaram da formatura da primeira turma do Curso de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal de Niterói, realizado na Cidade da Ordem Pública, no bairro do Barreto. O curso, que durou cerca de dois meses, contou com uma vasta matriz curricular, com 351 horas de carga horária, divididas entre aulas teóricas e atividades práticas. De 18 de junho a 15 de agosto, os agentes municipais que se candidataram para realizar o curso foram capacitados em manejo de animais peçonhentos, sensoriamento remoto e geoprocessamento; técnicas de resgate e salvamento em matas e montanhas; legislação ambiental; mergulho básico; técnicas rapel e até mesmo uma disciplina para laçar animais.

Para dar conta de todo esse conteúdo, uma grande quantidade de órgãos municipais, estaduais e federais foi convidada para lecionar para os participantes do curso. A Guarda Civil Municipal contou com a expertise de agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS); Defesa Civil; do Corpo de Bombeiros (CBMERJ); Polícia Militar (PMERJ); Instituto Vital Brazil, biólogos da UERJ; chefes de parques estaduais, além de entidades que tratam de animais debilitados.

Segundo o secretário de Gestão e Ordem Pública, Márcio Soares, a finalidade do curso foi de qualificar os membros da guarda municipal a planejar sua atuação no dia a dia junto à comunidade, levando em consideração os aspectos e situações ambientais.

“O foco da formação de agentes públicos tem sido a capacitação para a melhoria da relação com a comunidade. A Guarda Municipal amplia a sua atuação, que além da vigilância do patrimônio público, passa também a cuidar e zelar pelas áreas de preservação permanente e parques, além de dá apoio nas fiscalizações referentes as degradações e crimes de ordem ambiental”, afirma o secretário.

Os três primeiros colocados do curso receberam das mãos do secretário de Ordem Pública e do inspetor-geral da Guarda Civil Municipal, Leandro da Vitória Nunes, os diplomas de conclusão do curso. O evento ainda contou com a presença de autoridades de outros municípios, como Rio das Ostras, Duque de Caxias, Itaboraí e Saquarema, que enviaram guardas municipais para participar do curso oferecido, de forma gratuita, pela Secretaria de Ordem Pública Niterói (SEOP).