Guardas da Ronda Escolar participam de projeto que combate o bullying e a violência nas escolas

Os integrantes da Guarda Civil Municipal, responsável Ronda Escolar, ministraram uma palestra para os alunos do Colégio Estadual Antônio Lopes de Campos Filho, realizado nesta quarta-feira, com temas ligados a violência, bullying e pichação. A palestra faz parte do Projeto “Conexão Gentileza” realizado

pelas unidades escolares estaduais, e tem o objetivo de promover ações para a construção de um espaço escolar acolhedor, com uma escuta ativa, empatia, com o foco no afeto e no respeito mútuo, reforçando os vínculos e as relações de convivência dentro e fora da escola.

Segundo a orientadora Educacional da Escola, Carla Abreu, o Colégio Estadual Antônio Lopes de Campos Filho desde o início do projeto vem desenvolvendo atividades com o foco em estimular a prática da gentileza.

“Hoje tivemos o prazer de receber a Guarda Municipal de Rio Bonito para a realização de uma palestra que aborda o tema gentileza, com o objetivo de evitar situações de conflitos, bullying, ciberbullying, agressões físicas e verbais, direitos e deveres. A culminância do projeto será na próxima sexta-feira (01/07), com apresentações e exposições de trabalhos confeccionados pelos próprios alunos”, explica.

Ronda Escolar – A Ronda Escolar é feita diariamente utilizando carros e motos nos deslocamentos, que abrange escolas localizadas nos bairros do Centro e da Zona Rural. O objetivo do programa é coibir assaltos e a venda de drogas ao redor dos colégios, evitar possíveis depredações do patrimônio público, além de garantir mais segurança para professores e alunos. O planejamento do trabalho é feito em conjunto com os diretores das unidades de ensino, que apontam os principais problemas enfrentados por cada escola. A partir daí, é elaborado um planejamento com as ações que são feitas durante a Ronda Escolar.

“Essa parceria com as escolas é fundamental para o êxito do trabalho da Guarda Municipal. Esse contato direto com os alunos e professores favorece o desenvolvimento de bons hábitos de convivência. Nas nossas palestras abordamos a falta de gentileza em sala de aula, no horário do recreio e durante as aulas vagas. Às vezes, uma simples pergunta entre os alunos, por exemplo, já é motivo para um empurrão, um palavrão, entre outras atitudes muitas vezes até mais agressivas. Esse tipo de comportamento dos estudantes que procuramos evitar”, explica o Coordenador da Ronda Escolar, Renato Flores.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Ronald

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

DECRETO 443/2016

Lei de acesso a informação

Em virtude da migração do sistema Betha, o portal da transparência pode passar por instabilidades e inconsistências nos dados apresentados. As atualizações devem ser concluídas em 7 dias uteis 

Rio Bonito, 19 de Julho de 2022

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura