A Educação do Município de Rio Bonito e seus profissionais seguem sendo destaque em congressos de educação pelo país. Desta vez, o grande protagonista é o Espaço Bilíngue Libras/Português, o qual fora apresentado na 21ª edição do Congresso Internacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (COINES), realizado no centro do Rio de Janeiro.
O trabalho de Comunicação Oral Sinalizada foi todo apresentado na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, cuja escrita e submissão ao Congresso ficaram a cargo dos professores Fernanda Crozoé e Tarcísio Torres.
A apresentação, sendo muito bem recebida pelos participantes, objetivou-se em mostrar as boas práticas dos trabalhos realizados junto aos alunos surdos que frequentam o Espaço Bilíngue Libras/Português.
“Fomos abordados com muito carinho e entusiasmo pelas pessoas após nossa apresentação no COINES. É um trabalho desenvolvido com toda a escola onde estamos inseridos e mantém apoio direto da Secretaria de Educação da nossa cidade”, disse Fernanda Crozoé.
Localizado no Colégio Municipal Maurício Kopke, centro de Rio Bonito, o Espaço Bilíngue foi inaugurado em 4 de setembro de 2019, sendo um espaço inovador na região ao promover a educação bilíngue oferecida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua. A lei que garante a oferta só foi aprovada em agosto de 2021, pela Lei nº 14.191.
O COINES teve como tema principal o aniversário de 165 Anos do INES, intitulado “COINES 2022: 165 anos de desafios e conquistas”. A proposta do evento deste ano pautou-se em valorizar os traços e manifestações identitárias e culturais, da Libras como língua primeira de comunicação e por uma educação verdadeiramente bilíngue.
Quer conhecer um pouco mais sobre o espaço, siga @espacobilinguerb no Instagram.
Texto: Natan Duarte