
O “Dia D Fumaça Zero” foi uma forma escolhida para conscientizar a população contra as queimadas ilegais. Regularmente, o fogo só pode ser empregado nas práticas agropastoris por meio da queima controlada, de forma regulamentar, como instrumento de trabalho. Mas nesse momento, a suspensão abarca o período da seca sazonal, que propicia a ignição e propagação de incêndios florestais.
Entre maio e outubro (inverno e primavera), quase não chove. O ar fica seco, o céu com poucas nuvens e a vegetação muito ressecada. É nesse período que os cuidados precisam ser redobrados para que nossas florestas não sejam incendiadas. Lembre-se ainda que a fumaça aumenta o risco e agrava os casos de doenças respiratórias.
Incêndio próximo a Delegacia – No dia 15 de janeiro de 2021, um pequeno foco de queimada de lixo virou um incêndio de grande proporção. Isso porque no final daquela tarde começou a ventar e o fogo se espalhou. O Corpo de Bombeiro foi acionado e chegou ao local por volta de 16h para conter as chamas que haviam se alastrado por toda mata e só foi contido às 2 horas da madrugada.
“A sociedade tem de estar junto conosco. Só não aconteceu uma tragédia graças a ação conjunta do Corpo de Bombeiros e as Secretarias de Agricultura e Meio ambiente”, disse Leandro Peixe se referindo aos pequenos focos de incêndio de lixo que podem se tornar uma grande tragédia ambiental.
Texto: Silas Madeira