“Dezembro Vermelho”: mês dedicado ao combate da Aids e ISTs

A prefeitura de Rio Bonito vai realizar uma série de eventos alusivos a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, intitulada “Dezembro Vermelho”. Durante todo o mês de dezembro, a secretaria de Saúde de Rio Bonito, através do Programa de DST/Aids, estarão realizando atividades nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) e intensificando a oferta de teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no município, como Sífilis, HIV (Aids), Hepatite B e Hepatite C, além da realização de palestras ministradas pelo doutor Gwyer Borges Junior, urologista do programa Saúde do Homem, que vai abordar o tema:  Doenças urológicas e Infecções sexualmente transmissões (Ist) (veja o cronograma em anexo).

A campanha “Dezembro Vermelho” tem foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Serão realizados, ao longo do mês de dezembro, vários eventos de promoção de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

A criação do Dezembro Vermelho é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que instituíram o dia Primeiro de dezembro como Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A nomenclatura Dezembro Vermelho foi utilizada como forma de ampliar as ações de prevenção e combate à Aids em todo o mundo. A ideia é estender para as doenças sexualmente transmissíveis as mesmas campanhas que alertam para outras doenças, como o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata.

Confira o cronograma do Dezembro Vermelho:

Dia 1 de dezembro às 9 horas – Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – ESF do Parque Andrea

Dia 1 de dezembro às 14 horas – Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – ESF do Basílio

Dia 03 de dezembro às 14 horas – Palestra sobre (ISTs) e oferta de teste rápido no CAPS – setor Álcool e drogas

Dia 13 de dezembro às 9 horas – ESF da Praça Cruzeiro – Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e capacitação dos médicos e enfermeiros  e informações sobre testes rápidos.

Dia 15 de dezembro Dia D às 10 horas – Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – Ambulatório Municipal Manoel Loyola Filho – Mangueirinha

Dia 15 de dezembro às 14 horas – Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – Clínica da Família.

Dia 16 de dezembro – Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – ESF do Boqueirão

Dia 20 de dezembro às 10 horas – Palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – ESF Boa Esperança.

Palestra doutor Gwyer Borges Junior – tema:  Doenças urológicas e Infecções sexualmente transmissões (Ist)

Dia: 1/12 – 9 horas – ESF Parque Andrea

Dia 1/12 – 14 horas – ESF Basílio