Prefeitura lança campanha para manter a “Cidade Limpa”

A secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciou nesta semana a campanha “Cidade Limpa” com o objetivo de conscientizar a população sobre o momento ideal de descartar o lixo, evitando acúmulos desnecessários na hora que são deixados nas calçadas, à espera dos caminhões de coleta. Agora, todos os moradores podem consultar no site oficial (www.riobonito.rj.gov.br) e nas redes sociais da prefeitura de Rio Bonito o dia e turnos que a coleta de lixo acontece em cada bairro. Assim, todos poderão contribuir com a limpeza da cidade fazendo o descarte correto do resíduo. Esse trabalho é feito de segunda a sábado, com turno de trabalho no horário da manhã e à tarde, em todos os distritos.

O importante é que os moradores se organizem e coloquem o lixo para descarte no dia e turnos marcados. Pedimos que não descarte o lixo ou entulho em vias públicas, terrenos baldios e bueiros. Colocar o lixo em sacolas bem fechadas e do tamanho adequado, para evitar que o material se espalhe pelas vias públicas e atraia animais. Se o lixo for colocado depois do turno marcado para a coleta, o caminhão só irá recolher dois ou três dias depois, dependendo do calendário. Até lá, há o risco desse lixo se espalhar se não estiver numa lixeira e, com isso, atrair insetos e animais que transmitem doenças, sem falar no mau cheiro e na sujeira.

Outra dica importante é em relação a segurança dos coletores que recolhem esse lixo. Para evitar acidentes, os moradores devem envolver em vasilhas plásticas todos os materiais cortantes, como o vidro, lâmpadas, evitando que os coletores possam se ferir.

Lixo fora de hora na rua – Um sério problema na cidade é a colocação de lixo fora de hora. E isso vale para qualquer dia, mas tem importância reforçada em dias de chuva. Ao colocar o saco de lixo nas ruas fora da data e turnos previstos, o morador prejudica a cidade porque aquele material ficará na rua por muito tempo e pode ser carregado pela enxurrada. Mesmo em dias sem chuva, pode ser alvo de animais ou catadores independentes que reviram o material.

O cidadão que joga qualquer tipo de sujeira pelas ruas prejudica a fluidez da água das chuvas nas galerias subterrâneas. Em vias de grande circulação, a Prefeitura garante varrição diária. Ainda assim, é comum ver bitucas de cigarro, papeis de bala, embalagens de comida, copos descartáveis e todo tipo de resíduos largados pelas calçadas.

Esse material é levado pela enxurrada para entradas de bueiros e muitas vezes entope as grelhas que protegem essas passagens, prejudicando a fluidez da água. Vale lembrar que as grelhas são fundamentais para evitar que essa sujeira toda entupa as galerias subterrâneas e também que todo esse material seja levado para os rios, gerando poluição. O mesmo vale para grandes resíduos como: sacos inteiros jogados em córregos, descarte ilegal de entulho (sobras de material de construção) colchões, sofás, móveis, eletrodomésticos, entre outros.

Texto: Denílson Santos

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

17°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura