A secretaria de Segurança e Ordem Pública, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), fez uma ação educativa de conscientização para um trânsito mais seguro, realizada na segunda-feira (22), na Praça Fonseca Portela (Centro), dentro do Movimento Maio Amarelo, principal campanha, em nível nacional, de prevenção de acidentes fatais no trânsito. O movimento completa uma década neste ano. A campanha, que tem o tema “No trânsito, escolha a vida!”, faz um alertar sobre os cuidados que os motoristas precisam ter nas ruas e estradas para evitar acidentes.
Nessa Ação, que teve a participação dos Agentes do Departamento Geral de Trânsito (DEGETRAN) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram distribuíram panfletos com orientações sobre prevenção de acidentes e atitudes corretas no trânsito, como, por exemplo, usar o cinto de segurança ao dirigir, não usar o celular quando dirigir, se beber não dirija e se usar a moto use o capacete, entre outros.
Maio Amarelo – Durante a ação, também foram abordados os motociclistas, que receberam informações sobre a obrigatoriedade e a importância do uso do capacete para o condutor e o carona. Na falta do equipamento, o condutor fica sujeito a várias penalidades, como multas e suspensão de dirigir, além de Infração Gravíssima e 07(sete) pontos na carteira. Essa ação faz parte do Movimento Maio Amarelo que realiza eventos para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Texto: Denilson Santos