Defesa Civil instala pluviômetros para monitorar as chuvas e evitar desastres naturais

O município de Rio Bonito ganhou dois aparelhos meteorológicos usados para medir a quantidade de chuva. Os aparelhos foram adquiridos por meio da parceria entre a Defesa Civil Municipal e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os pluviômetros, como são conhecidos, foram instalados nas dependências da Clínica da Família, na Praça Cruzeiro, e na escola municipal Maurício Kopke, próximo a Rua Salgado Filho, no bairro Caixa D`Água.

Aparelho meteorológico é usado para medir a quantidade de chuva precipitada durante determinado tempo e local. Este projeto tem o objetivo de ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Os equipamentos instalados em Rio Bonito enviam os dados de forma automática para o Cemaden e não necessitam de energia elétrica para funcionar.  Os aparelhos formarão uma rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

Com base nas informações geradas pelos pluviômetros, o CEMADEN consegue realizar o monitoramento a fim de identificar possíveis riscos de desastres naturais relacionados ao excesso ou à escassez de chuva, tais como inundações, movimentação de massa, secas, entre outros, enviando alerta a Defesa Civil Nacional.

“Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos e sem custos para o município que, no período de chuva, transmitirá as informações em tempo real”, explica o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Vanderlei Amaral da Silva.

O Pluviômetro – O novo aparelho possui um sistema automático que permite o armazenamento dos índices e dados com grande precisão. De acordo Agente da Defesa Civil, David Cardoso, que vem coordenando a implantação do novo sistema, o  aparelho a facilitará o registro das chuvas e auxiliará no monitoramento do risco de alagamento.

“A parceria com o Cemaden é fundamental para o bom funcionamento da Defesa Civil. A operação do equipamento é simples. Os membros da Defesa Civil junto ao Cemaden já executam o trabalho de registro das informações técnicas, mas a partir de agora poderemos prevenir e antecipar algumas situações de alagamento na cidade”, afirma.

Fotos: César Augusto Galeão