Conleste propõe ações conjuntas para combater a crise

Soluções conjuntas para vencer a crise financeira e a violência que vem assolando grande parte das cidades do Estado. Esses foram alguns dos temas debatidos pelos prefeitos da região que integra o Consócio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), em reunião realizada no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, na sexta-feira (1). O encontro contou com a presença do prefeito José Luiz Mandiocão e da secretária de Turismo, Carmem Motta, além de representantes de 15 cidades que fazem parte do consórcio.

O Presidente do Conleste, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, abriu a reunião e falou sobre as dificuldades enfrentadas desde que a crise econômico-financeira se instalou no país e que atingiu, com mais força, o estado do Rio de Janeiro. Para os próximos meses, consultores farão um diagnóstico das potencialidades, necessidades, oportunidades e deficiências de cada prefeitura para, posteriormente, buscar um plano de ações conjuntas que beneficiem a todos. Um dos pontos, inclusive, já foi indicado: a união das cidades para aquisição de produtos como medicamentos. Em bloco, afirmam os especialistas, os municípios conseguirão preços mais baixos e grande economia.

 

O evento contou com a participação dos secretários estaduais Christino Áureo (Desenvolvimento e da Casa Civil estadual) e Roberto Alzir (subsecretário de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Segurança), que falaram, respectivamente, sobre o funcionamento do plano de recuperação fiscal do governo estadual que deve ser analisado essa semana em Brasília e o panorama da segurança pública no estado do Rio de Janeiro (Aspectos Sociais e Econômicos). Os prefeitos também cobraram mais investimentos da Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101/Norte desde 2008, para a melhoria da mobilidade em toda a região. O encontro de prefeitos foi encerrado com a apresentação de mais uma etapa do Planejamento Estratégico do Conleste, feito pela secretaria de Modernização da Gestão de Niterói.

O CONLESTE é o consórcio público dos municípios do Rio de Janeiro, da região do Leste Fluminense, visando discutir políticas públicas de mobilidade urbana, habitação, saúde e esses problemas sob conjuntos, focando sob a perspectiva das questões da região, e interferindo sob a forma de um consórcio público intermunicipal e pela articulação política regional para planejamento e a gestão de políticas públicas dos municípios consorciados.

Ele congrega hoje, municípios fluminenses da área de impacto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, o COMPERJ, seis da região chamada de Leste Metropolitano do Estado (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Maricá e Tanguá) e mais alguns da Região das Baixadas Litorâneas, que, por sua vez, agrupa a Microrregião da Bacia de São João e a Região dos Lagos (Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Silva Jardim), Araruama, Saquarema, Cachoeiras de Macacu, e dois da Baixada Fluminense (Guapimirim e Magé) e dois da Região Serrana Fluminense (Nova Friburgo e Teresópolis).

Texto: Denilson Santos
Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

19°C
Light Rain

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura