Começa a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

O mês de maio chegou e com ele o “start” na Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado do Rio. A vacinação, que é obrigatória para bois e vacas (bovinos) e búfalos e búfalas (bubalinos) é um compromisso dos pecuaristas junto ao Governo do Estado e à prefeitura para erradicação da doença. Este ano tem uma nova estratégia de imunização contra a doença. O Rio de Janeiro e outros 9 Estados e o Distrito Federal, terão a inversão das estratégias de vacinação contra a doença.

Com a nova medida, a primeira etapa de vacinação no mês de maio, será destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses. Já a segunda etapa, em novembro, será destinada aos animais de todas as idades. O objetivo é garantir a oferta de imunizantes para todos.
Para comprar a vacinação dos animais, os pecuaristas devem enviar uma foto ou cópia do formulário de Declaração preenchido e da Nota Fiscal para o Núcleo de Defesa mais próximo. Mesmo que não tenha animais na faixa etária alvo da etapa, é obrigatória a atualização do cadastro do rebanho.

Para realizar a vacinação, o produtor deve adquirir as doses da vacina em locais autorizados e seguir todas as instruções até o momento da utilização. A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, disponibilizou dois técnicos para vacinar os animais dos pequenos produtores rurais. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (21 99947-9655). Logo após, para comprovar a vacinação, o produtor rural deve enviar a declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3). O formulário de declaração está disponível para o preenchimento no link: https://bit.ly/3tGkMYg, devendo ser enviado junto da nota fiscal, de forma digitalizada ou por foto.

O processo de vacinação e a declaração são fundamentais para a comercialização de produtos como carne e leite, e também para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que autoriza o produtor a circular com seus animais. A declaração de vacinação e a atualização do rebanho existente deverão ser efetivadas on-line.

Os sintomas – Os principais sintomas da febre aftosa são feridas na boca, nas tetas e no casco. Os animais doentes salivam em excesso e andam com dificuldade. Por não conseguir se alimentar, o gado contaminado apresenta enfraquecimento e perda de peso. Muitas doenças apresentam sintomatologia semelhante à febre aftosa, por isso a notificação imediata desses sinais clínicos deve ser feita ao Serviço de Defesa Sanitária Animal.

Texto: Denilson Santos


Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Clear sky

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura