Capacitação de merendeiras incentiva boas práticas de alimentação no ambiente escolar

A merenda escolar se constitui em um dos alicerces do processo de aprendizagem, onde estão contidos todos os subsídios nutricionais que possibilitarão melhor rendimento do aluno em sala de aula. É pensando nesse sentido que a secretaria de Educação, através do Programa Municipal de Nutrição Escolar (PMNE), realiza no dia 14 de maio um curso de capacitação  direcionado para merendeiras e pessoal de apoio. O evento acontece no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, em três horários diferentes: das 8 às 10h para quem trabalho à tarde; das 13 às 15h para quem trabalha de manhã e das 13 às 15h para quem não conseguir participar em nenhum dos horários anteriores.

O objetivo é qualificar esses profissionais para preparar e servir adequadamente a merenda escolar, além de se adequarem as demandas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que propõe ações que colaborem para disseminação de escolhas alimentares mais saudáveis a estudantes de todas as etapas da educação básica pública do país (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos).

Segundo a nutricionista e responsável técnica do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE), Gabriela Sant’Anna, o curso de capacitação visa motivar os profissionais que atuam na rede municipal, trocar informações e assegurar um enriquecimento técnico quanto aos procedimentos operacionais, de higiene e boas práticas que devem ser empregados no manuseio dos alimentos.

“Essa capacitação que iremos realizar é um incentivo à educação alimentar e nutricional, ambiental e sanitária. Devemos aproveitar a oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da formação de cidadãos responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem”, explica a nutricionista.

O curso, que além das merendeiras também é aberto para coordenadores de merenda e diretores, foi planejado para reforçar as relações com a higiene pessoal e para a manipulação de alimentos, buscando valorizar sempre a saúde e o bem estar do  aluno, além de mostrar a importância de oferecer a eles as necessidades  nutricionais diárias.

Agricultura Familiar – Para reforçar ainda mais a qualidade da merenda que são servidas nas escolas, a prefeitura de Rio Bonito está preparando uma chamada pública para a aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar. A lei estabelece que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar, sejam destinados a agricultores familiares. Mais do que um programa que fornece alimentação nutritiva aos estudantes da educação básica, melhora a vida de agricultores familiares, desenvolve o hábito da alimentação saudável e evita a evasão de alunos.

Fotos: Galileu