Campanha “Trânsito Legal” intensifica ações no Centro e nas escolas municipais

O trânsito é um ambiente coletivo, mas a escolha é individual, cada escolha gera conseqüências, que afetam todos.  Pensando nisso, a secretaria de Gestão e Ordem Pública, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, lançaram a campanha educativa “Trânsito Legal”, que vai percorrer as escolas do município fazendo uma mobilização sobre a conscientização do trânsito. O lançamento aconteceu na Praça Fonseca Portela, no Centro, nesta quinta-feira (12), com a presença de secretários municipais, comerciantes e estudantes.

Durante o evento, os integrantes da Guarda Mirim e da Guarda Municipal abordaram motoristas e pedestres, e distribuíram um folder que traz orientações sobre prevenção de acidentes e atitudes corretas no trânsito. Essa ação, que não tem prazo definida para terminar,  vai percorrer todas as escolas municipais.

De acordo com o secretário de Gestão e Ordem Pública, Márcio Soares, o objetivo da campanha “Trânsito Legal” é fazer uma reeducação no trânsito na cidade, principalmente em relação ao não uso de capacete e cinto de segurança, além do desrespeito da faixa de pedestres, que são as inflações previstas no Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

“A Campanha Trânsito Legal que inicia, não tem uma data para ser finalizada. Ela fará parte da nossa rotina diária e demais agentes envolvidos. Ela contempla um conjunto de ações positivas e legais para melhorar o trânsito e garantir segurança para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Práticas saudáveis como o uso do cinto de segurança, da cadeirinha, do capacete, respeito às faixas de pedestre, não estacionar em calçadas e não utilizar o celular ao volante faz parte das ações propostas”, garante o secretário.

“Trânsito Legal” – A campanha é composta por uma série de ações que serão postas em prática pela Secretaria de Gestão e Ordem Pública e o Departamento Geral de Trânsito (DEGETRAN). Um dos objetivos da campanha é a tolerância, mostrando que pequenos atos como, por exemplo, olhar no celular enquanto dirige ou atravessa a rua, podem refletir consequências ruins no trânsito.

“O município vem registrando muitos acidentes, principalmente de motos, alguns com óbitos. Temos que mudar essa realidade. O propósito da campanha é conscientizar, principalmente os adolescentes, para despertar a consciência que eles precisam ter sobre o trânsito e multiplicar essas informações”, explica o Diretor do DEGETRAN, Lucinei de Souza Penco.

Atitudes Simples que fazem a diferença – A parte prática da campanha começou logo após o lançamento, com orientações para a população da forma correta e segura de como atravessar a rua, utilizando a faixa de pedestres. A iniciativa também incentiva as crianças a orientarem os seus pais se eles estiverem falando ao celular quando dirigindo, por exemplo, a chamar a atenção para desligarem, usar sempre o capacete quando forem andar de moto e parar quando avistar um animal na pista.

 

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

22°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura