Campanha de vacinação imuniza mais de 8 mil cães e gatos

A Prefeitura de Rio Bonito realizou no sábado, dia 1de setembro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica, das 9 às 16 horas, em 22 pontos de vacinação espalhados por diversos bairros do município. Além do setor da Vigilância Ambiental, a campanha também contou com o apoio de vários outros setores da administração municipal, como a Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, PMCD, ESF e estudantes do curso de medicina veterinária da Universidade Anhanguera.  A primeira etapa da campanha teve início no dia 16 de julho, contemplando a zona rural do município. Em algumas localidades remotas teve vacinação itinerante, visitando todas as casas. Tal estratégia se fez necessária devido a presença do vírus da raiva que circula na população de morcegos hematófagos. Esta etapa se estendeu até 16 de agosto e foram vacinados 5025 animais, sendo realizada pelo setor de Vigilância Ambiental.

Segundo  o Coordenador da Vigilância Ambiental,  Rodrigo Bezzi de Almeida, nas duas etapas da campanha foram vacinados 8.322 cães e gatos do município, cumprindo a meta estipulada pela secretaria de Saúde de imunizar cerca de 8 mil animais. O objetivo da campanha é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana. A primeira etapa da campanha teve início em 16 de julho, contemplando a zona rural do município. Em algumas localidades remotas realizamos uma vacinação itinerante, visitando todas as casas. Tal estratégia se faz necessária devido a presença do vírus da raiva que circula na população de morcegos hematófagos. Esta etapa se estendeu até 16 de agosto e foram vacinados 5.025 animais, sendo realizada pelo setor de Vigilância Ambiental.

“Apesar do término da campanha, ainda temos doses de vacina disponível. As pessoas que ainda não vacinaram seus animais devem buscar informações no Setor de Vigilância Ambiental,  que fica na Rua Getúlio Vargas,  nº 109, no Centro ou obter mais informações pelo telefone (21) 2734-0288”, afirma Rodrigo.

Prevenção – A raiva é uma doença dos mamíferos (inclusive os homens), portanto classificada como uma zoonose. É causada por vírus, sendo mortal em 100% dos casos, tanto para os homens, quanto para os animais, pois não existe tratamento curativo. No Brasil, embora esta doença esteja aparentemente controlada, a Raiva Humana ainda faz vítimas. A vacina é a única maneira de prevenir a doença. A contaminação ocorre quando o homem é mordido ou simplesmente entra em contato com a saliva de cães e gatos doentes.

Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas por cães e gatos devem lavar bem o local atingido com água e sabão. A vítima deve ser encaminhada para o serviço de saúde e o animal deve ser observado por 10 dias, em local isolado. Qualquer mudança no seu comportamento deve ser informada às autoridades de saúde, para que sejam tomadas as medidas necessárias.

Texto: Denilson Santos

Fotos: Galileu

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mais notícias

Centro Administrativo

Ouvidoria Municipal

Rio Bonito - RJ

32°C
Overcast clouds

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura