Artesãos de Rio Bonito participarão da Feira de Artesanato Virtual do Estado

A Secretaria de Cultura e Turismo municipal, junto a Secretaria de Turismo estadual, estão proporcionando aos artesãos de Rio Bonito a oportunidade de mostrarem seus trabalhos na Feira Virtual do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. A intenção é que a feira virtual, que é feita no Facebook, seja uma vitrine para os artesãos que estão sem a feira tradicional por causa da pandemia. Para ter os trabalhos publicados pela equipe da Secretaria Estadual, basta seguir algumas regras, como ter a Carteira Nacional do Artesão dentro do prazo de validade; podem participar associações, cooperativas e grupos produtivos. As fotos e informações devem ser enviadas para o email [email protected].

Para a secretária de Cultura e Turismo, Carmen Motta, essa é uma boa oportunidade dos artesãos de Rio Bonito mostrarem suas obras. “Fico muito feliz de podermos promover mais essa oportunidade a eles (artesãos). Essa é uma grande chance de mostrarmos ao Estado e até ao mundo, os trabalhos dos artesãos de Rio Bonito”, disse Carmen, que ainda revelou que o município também ganhará uma versão da feira virtual municipal em breve.

Regras

– As fotos enviadas devem ter fundo branco, e tamanho acima de 1.000 pixels

– Serão selecionadas quatro fotos por artesão

– No caso de associação, cooperativa e grupo produtivo, se as técnicas dos produtos forem diferentes, serão selecionadas quatro fotos por técnica ou matéria prima, não podendo exceder o total de 8 fotos.

– As fotos deverão ter um único produto e não vários, a não ser que façam parte de um kit (Exemplo: kit de toalhas – banho e rosto – conjunto de cestos)

Produtos

– Os produtos passarão por uma curadoria da Secretaria Estadual de Turismo/Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro

– O artesão deverá fazer um texto de no mínimo 4 linhas, mencionando nome, contato, município, as características do produto (exemplo: escultura, bolsa, jarro); técnica (exemplo: bordado, crochê, trançado); matéria-prima (taboa, fibra de bananeira, sucata); sua utilidade (exemplo: decorativo, utilitário, acessório, souvenir) e a medida do produto.

– Não deverá constar preço na foto do produto

– A negociação será feita diretamente entre o artesão e o cliente.

Compromisso

– Ter capacidade de produção

– Entregar o produto tal qual a foto e sua descrição

– zelar pelo bom acabamento e qualidade

– respeitar o prazo de entrega

– praticar preços justos

A venda é feita entre o profissional e o cliente, por esse motivo, o Programa de Artesanato não se responsabiliza pelos produtos extraviados.

– Não haverá o repasse de recursos públicos financeiros estaduais e nem federais aos artesãos selecionados

– Deverá estar anexado ao e-mail de inscrição a declaração de cessão de direito de uso de imagem assinada pelo artista