Agosto Dourado alerta sobre a importância do aleitamento materno

Agosto Dourado alerta sobre a importância do aleitamento materno

A prefeitura de Rio Bonito vem realizando várias atividades em apoio a Campanha Nacional de Amamentação 2022, lançada no início do mês pelo Ministério da Saúde, em alusão à Semana Mundial da Amamentação. O mês de agosto é conhecido como “agosto Dourado” por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.

Com o tema “apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, a secretaria de Saúde vem realizando diversas atividades direcionadas às mães e gestantes que frequentam as Estratégias Saúde da Família (ESF) e o Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, no Centro. O trabalho vem sendo realizado pela equipe interdisciplinar de enfermagem, fonoaudiologia e psicologia da Sala de Amamentação e do Posto de Coleta de Leite Humano “Mães de Rio Bonito”(SAPCLH), referência na região no atendimento às gestantes.

O nome “agosto Dourado” foi escolhido porque a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno como o “alimento de ouro” para a saúde dos bebês. Para a mulher, também há benefícios, como a redução das chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança acerca da maternidade e o favorecimento do emagrecimento. Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.

Para a Coordenadora do Programa de Aleitamento Materno e da SAPCLH, a fonoaudióloga Ana Claudia Rios, essa participação das famílias nas atividades relacionadas à amamentação e o aleitamento materno é fruto dos serviços que são oferecidos diariamente às gestantes, mães e seus bebês nas unidades de saúde do município. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e, se possível, a continuidade até os dois anos ou mais, além de dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto à amamentação segura e seus benefícios.

“Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras. Apesar de sua importância, nem toda mãe que está na fase de amamentação e tem leite excedente sabe como fazer para doar. Por isso, o nosso trabalho é tão importante”, afirma.

Texto: Denilson Santos

Mais notícias

API key not valid, or not yet activated. If you recently signed up for an account or created this key, please allow up to 30 minutes for key to activate.

Documentos Oficiais

Unidades Escolares em Rio Bonito (1º Distrito)

Unidades Escolares em Boa Esperança (2º Distrito)

Unidades Escolares em Basílio (3º Distrito)

Menu

Atos Oficiais

Notícias

Busca

Últimas atualizações

– Altera página inicial
– Insere link para acesso a serviços
– Insere páginas de transparência e covid-19
– Insere subdomínio https://licitacoes.riobonito.rj.gov.br/

– Insere galeria de vídeos na página inicial
– Corrige alinhamento de elementos

– Altera textos e  layout na página de estrutura

Acessar o conteúdo